Senadores do Paraná se reuniram com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para pedir um desfecho à disputa internacional da guarda de uma criança, envolvendo uma família curitibana.
“Em solidariedade à família e também pela seriedade do caso pedimos ao novo ministro, Sérgio Moro, que fizesse uma análise do andamento processual que envolve a autoridade central brasileira, para findar de vez essa batalha travada com a justiça francesa”, afirmou o senador Oriovisto Guimarães após a audiência.
O ministro Sérgio Moro se comprometeu em averiguar o histórico do caso e dar um posicionamento, em seguida, com a possível solução.
Sobre o caso
A luta judicial começou depois que Valéria Ghisi, psicóloga e professora universitária da UFPR, retornou com a filha para o Brasil em 2014, com uma suposta promessa de acordo com o ex-companheiro sobre a guarda.
Segundo Valéria, o relacionamento acabou após episódios de violência doméstica, quando a filha ainda era bebê. Mas em 2016 foi surpreendida pela acusação de sequestro internacional, sendo obrigada a regressar a Paris com a menina, que foi repatriada a pedido da justiça francesa. Hoje, a mãe está vivendo no Brasil e a criança na França com o pai, por isso o pedido de urgência para o caso.