conecte-se conosco

Cidadania

Moradores da Vila Guarani destacam os pontos positivos do bairro

A expansão do local ampliou as possibilidades e qualidade de vida da população

Publicado

em

A Vila Guarani em Paranaguá é um dos bairros mais conhecidos da cidade e concentra moradores antigos que não trocam o convívio com a vizinhança nem anos de história construída no local por outro bairro. Além disso, a Vila Guarani expandiu e melhorou a infraestrutura, fazendo com que a população não precise se deslocar até o centro para atendimento médico, por exemplo, devido à presença da unidade de saúde (um grande benefício ressaltado por moradores).

Recentemente, houve melhorias com a recuperação do pavimento das ruas, que deu uma cara nova ao bairro. O crescimento também se deve à variedade de comércios implantados na região, o que propicia o acesso de moradores aos produtos e serviços que necessitam no seu dia a dia. O Censo de 2010, último realizado no País, indicou que a Vila Guarani em Paranaguá possuía na época 2.389 moradores, sendo que a maioria deles tinha entre 15 a 64 anos.

Um deles que já habitava a localidade é Marli Correa Abe, que há 20 anos chegou ao bairro e nunca mais quis sair. “Aqui é um lugar muito bom, a vizinhança é excelente, não tenho do que reclamar. O bairro é bom para morar e também para trabalhar, moro e tenho meu comércio aqui”, contou Marli.

A moradora é proprietária de um salão de beleza e admite que não tem vontade de levar o seu negócio para o centro da cidade, pois vê grandes possibilidades no local onde está hoje, mostrando a força do comércio de bairro. “Temos tudo aqui na Vila Guarani, padaria, mercado, unidade de saúde pertinho, escolas, transporte público. Eu gosto daqui, gosto das pessoas daqui, da vizinhança, nossas ruas hoje estão muito boas, temos a avenida perto. Meus filhos gostam muito daqui, ninguém quer sair do bairro, porque gostam muito”, observou. “Não me mudaria, consegui ter qualidade de vida aqui”, completou Marli. Assim como muitos parnanguaras, a moradora só espera por mais segurança na Vila Guarani e na cidade como um todo.

“Aos poucos as coisas foram melhorando. Depois da colocação do asfalto vieram mais moradores, porque era muito vazio, com poucas casas”, declarou a moradora Marina Nunes de Oliveira

 

Marina Nunes de Oliveira também é moradora na Vila Guarani há 39 anos. Com uma lanchonete no bairro, ela tem o contato direto com a vizinhança e valoriza o bom convívio entre os moradores. “Eu gosto de morar aqui, criei meus cinco filhos, eles estudaram em escolas do bairro, tenho muitos amigos, vizinhos e isso conta muito. Criei uma raiz, tenho um vínculo afetivo”, relatou. “Hoje temos tudo que o centro da cidade tem. A gente vai para o centro passear, mas aqui temos tudo. Se me chamassem para montar meu negócio lá eu não iria, prefiro ficar aqui e manter minha qualidade de vida, nunca pensei em sair daqui”, acrescentou.

Ela conta que há 39 anos, as condições do bairro não eram muito favoráveis, mas que com o tempo as melhorias em infraestrutura, saúde e educação chegaram.

“Quando cheguei, as coisas eram bem diferentes, não tínhamos asfalto e quando chovia ficávamos na lama. Aos poucos as coisas foram melhorando. Depois da colocação do asfalto vieram mais moradores, porque era muito vazio, com poucas casas”, analisou Marina.

Vila Guarani recebeu obras de infraestrutura recentemente e ganhou uma ciclovia

 

Na busca de beneficiar a sua comunidade, ela sempre que pode tem contato com as autoridades municipais para cobrar melhorias. “Já pedi uma lombada para dar mais segurança e estou aguardando, temos que ter esse contato próximo, principalmente os moradores nos bairros, porque senão como eles vão saber o que é necessário? Temos que conversar e manter essa boa relação para que o nosso bairro fique cada vez melhor”, finalizou.

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress