conecte-se conosco

Cidadania

Eleitores que fizeram a biometria estarão aptos a votar em 2018

Recadastramento será encerrado na sexta-feira em Antonina e Guaraqueçaba

Publicado

em

Os eleitores de Antonina e Guaraqueçaba têm até o dia 1.º de dezembro para fazer o recadastramento biométrico. Nas últimas semanas, os índices superaram o esperado nos municípios, atingindo 85% do eleitorado em Guaraqueçaba e 79,9% em Antonina. O restante pode procurar pelos cartórios eleitorais até a sexta-feira, 1.º de dezembro, e ficar apto a votar nas eleições de 2018.

O juiz eleitoral auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral para a coordenação da biometria no Paraná, Marcelo Quentin, afirmou que na próxima sexta-feira, 1.º, o TRE encerrará a biometria no litoral do Estado.

“O índice melhorou muito, tivemos um salto nas duas últimas semanas. Fizemos uma intensa divulgação o que alavancou os números tanto em Antonina como em Guaraqueçaba”, ressaltou o juiz Marcelo.

IMPEDIMENTOS

Os prejuízos são muitos para aqueles que não procurarem os cartórios eleitorais. O primeiro deles é o cancelamento do título eleitoral, o que acarreta na impossibilidade de votar nas próximas eleições, juntamente com o bloqueio do CPF.

“A pessoa terá dificuldades para tirar o passaporte, para se inscrever em programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, Fies, Bolsa Família, não pode assumir concursos públicos, terá problemas com o INSS”, declarou o juiz.

O cancelamento da aposentadoria não acontece de forma automática, como o impedimento para os programas sociais do Governo Federal, porém no futuro, em uma revisão de dados, na qual o número do título é conferido, isso pode ocorrer.

Apesar dos índices estarem satisfatórios nos dois municípios, o público jovem ainda precisa comparecer aos cartórios. O chamamento vale também para os alistamentos, a primeira via do título de eleitor, que pode ser realizada por jovens de 16 e 17 anos. Essa faixa etária não tem a obrigação de votar, mas já pode se preparar para exercer a sua cidadania.

EM NÚMEROS

Em Antonina, foram 507 alistamentos, 11.805 revisões biométricas e 500 transferências. O eleitorado é estimado em 16.036. Já em Guaraqueçaba, a população prevista de eleitores é de 7.343. Até o momento, foram revistos 5.726 títulos, 273 alistamentos e 245 transferências. “Podemos alcançar um número maior de alistamentos, chegando a 1.500 jovens. A ideia é mostrar que os jovens podem escolher seus representantes”, afirma o juiz Marcelo Quentin.

 


Servidores contaram com a apoio da Força Verde no processo de recadastramento biométrico

 

AGRADECIMENTOS

O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e designado como servidor de apoio na divulgação à biometria, Marcos Daniel Nicola, e o juiz eleitoral auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral para a coordenação da biometria no Paraná, Marcelo Quentin, agradeceram a todos que auxiliaram no processo no litoral.

Ambos agradeceram ao presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, ao corregedor do TRE, o desembargador Luís Taro Oyama, à juíza eleitoral de Antonina, Louise Nascimento e Silva, à Força Verde, por meio do comandante Tavares, à imprensa e aos eleitores que atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral.

DOCUMENTAÇÃO

Para o recadastramento biométrico é necessário um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço, que pode ser conta de água, luz, telefone ou, ainda, declaração de matrícula da escola onde o filho estuda, carteirinha de saúde, entre outros. Para o alistamento, ou seja, primeira via do título, a documentação exigida é a mesma.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress