conecte-se conosco

Cidadania

Conselheiros Tutelares tomam posse em Paranaguá

Cerimônia contou com a presença de autoridades que atuam na causa social.

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 10, aconteceu a posse dos membros do Conselho Tutelar eleitos para a gestão 2020/2023. Várias autoridades que atuam no segmento estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia.

A mesa de posse foi composta pelo prefeito Marcelo Roque; a presidente da comissão eleitoral do Conselho Tutelar, Geseli Guimarães; o presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edmilson Costa; Secretaria Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina Silva; o promotor de justiça da Vara da Infância, Diogo de Assis Russo, e do Chefe do escritório regional (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho), Adriano Silva. 

Os novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2023 passam a ser: Camila Lacerda Corrêa, Verônica do Rosário Lima, Arione Lopes de Farias, Thaiz Cristina Alves de Oliveira e Danielle de Lima dos Santos. A eleição ocorreu no dia 24 de novembro, sendo que estes foram os mais votados.

CONSELHEIRA

A conselheira empossada Camila Lacerda Corrêa, a qual foi a mais votada no processo eleitoral, falou que vai intensificar o trabalho na nova gestão. “Espero trabalhar mais, com seriedade juntamente com o colegiado da melhor forma possível. Hoje me sinto mais experiente por causa do trabalho executado nos últimos 4 anos na cidade. Sabemos que vamos enfrentar os mesmos desafios que já conhecemos que é a falta de estrutura”, ressaltou.

COMISSÃO ELEITORAL

De acordo com Geseli Antunes Guimarães, presidente da comissão eleitoral do Conselho Tutelar da gestão 2020/2023, tudo ocorreu dentro do programado. “O processo de eleição foi iniciado em setembro. Nós tivemos três meses de processo e podemos esclarecer que transcorreu tranquilamente. Tivemos um impasse na segunda etapa que foi na parte da prova de conhecimentos específicos, quando houve uma denúncia de vazamento, mas sem comprovação. Mesmo assim realizamos novamente a prova e os candidatos se saíram melhor ainda, comprovando a eficiência do nosso trabalho. Tivemos a eleição em dezembro com a participação muito boa da comunidade, do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal se Assistência Social. Foi tudo perfeito”, destacou. 

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edmilson Costa, falou sobre o comprometimento. “Temos uma grande demanda em Paranaguá e estes conselheiros têm uma grande missão em zelar pelos direitos da criança e do adolescente em nosso município. Essa responsabilidade é acompanhada pelo CMDCA e a Secretaria de Assistência Social do município. Para nós é uma imensa satisfação estar dando posse nesse momento importante. Desde 2006 estamos lutando para a implantação de mais um conselho. Acreditamos que neste ano venha ser implantado na Ilha dos Valadares. Estamos trabalhando isso há muitos anos”, apontou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A secretária Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, destacou que a questão é uma prioridade. “Nós sabemos que defender os direitos da criança e do adolescente é prioridade absoluta, portanto o evento de hoje é de extrema importância. São pessoas que já conhecemos e a população reconheceu isso. Nós da Secretaria de Assistência desejamos que esse grupo continue desempenhando um importante trabalho de ação de defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, enfatizou.

PROMOTORIA

A posse também contou com a presença do promotor de justiça da Vara da Infância, Diogo de Assis Russo, o qual enfatizou a missão dos conselheiros. “Essa função que a gente chama de linha de frente, de forma singular ou colegiado, o Conselho Tutelar é responsável pela primeira salvaguarda desse direito eventualmente violado ou ameaçado. Eis a importância desse órgão para nossa sociedade. Sabemos que são conselheiros que já conhecem a realidade de Paranaguá, então hoje é um dia muito importante para todos nós que atuamos nessa área”, destacou.

PODER EXECUTIVO

O prefeito Marcelo Roque parabenizou os conselheiros eleitos. “Estamos prestigiando um momento de grande importância para a sociedade. O Conselho realiza um trabalho em parceria com a prefeitura que visa a garantir os direitos da criança e do adolescente. Parabéns a todos os conselheiros eleitos. Aproveitamos o momento para reforçar dizendo que a Secretaria Municipal de Assistência Social está à disposição para em conjunto realizar um trabalho tão bom como já vinha ocorrendo”, salientou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress