Cidadania

10.º Fórum Diocesano é iniciado no Teatro Rachel Costa

A origem e as causas da violência foram debatidas neste primeiro dia do Fórum Diocesano (Foto: Colégio Diocesano Leão XIII)

md597y6 1584447162

Colégio Diocesano Leão XIII apresentou na primeira noite de evento mesa de debates com o tema "Origens e formas de violência"

Na noite de segunda-feira, 21, foi iniciado no Teatro Rachel Costa o 10.º Fórum Diocesano, organizado pelo Colégio Diocesano Leão XIII, cujo tema em 2018 está sendo a “Fraternidade e superação da violência – Paz: nós podemos construir." A abertura contou com a presença de dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, do vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, e do presidente da Câmara, vereador Marcus Elias Roque. O evento foi iniciado neste primeiro dia com uma mesa de discussão com o assunto central "A Origem e Causas da Violência", com a presença do filósofo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Jelson Oliveira e o professor de Direito Penal do Isulpar e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Giovane Matheus Camargo.

O bispo diocesano, dom Edmar Peron, citou a importância da discussão e do estabelecimento da cultura da paz na sociedade atual. "Pensar esta relação entre a violência e a paz é uma exigência. Estamos bem acostumados a ver na televisão, nos jornais, em ver como se manifestar uma cultura de violência. Precisamos fazer aparecer sinais de uma outra cultura, a da paz, com gestos e organização. O Fórum Diocesano é uma forma concreta de se fazer isso, ele não é uma receita, mas é uma gota neste oceano de quem quer construir novas relações e quer fazer parte disso que a Igreja chama de cultura da paz", complementa o bispo.

2c

Bispo dom Edmar Peron, presidente da Câmara, vereador Marcus Roque, e vice-prefeito Arnaldo Maranhão estiveram na abertura do evento

"Este tema envolvendo a fraternidade, a superação da violência e a cultura da paz é uma proposta estabelecida pelo Leão XIII e pela Diocese de Paranaguá no sentido de estabelecer diálogo com a comunidade, apresentando especialistas para que os cidadãos possam formar o seu livre convencimento a partir da opinião destes estudiosos", destaca o vice-diretor do Colégio Leão XIII, Alessandro Staniscia. "O propósito é avançarmos o debate e estabelecermos um enfrentamento a este assunto que cada vez mais provoca mudanças nas vidas de pessoas de bem de Paranaguá e litoral", completa, destacando que o colégio, com o fórum, realiza uma verdadeira atividade de extensão e interação no viés universitário e social em Paranaguá.

O coordenador do 10.º Fórum Diocesano, professor Cesar Tagliari, afirmou que o debate da violência e da cultura da paz é necessário nos dias atuais. "É um momento para debatermos, entendermos as origens e formas de violência, que foi o tema neste primeiro dia, e tentarmos buscar soluções conjuntas para a violência. O Fórum é um evento que começa a ser discutido no início do ano letivo no Leão XIII, trabalhamos com os alunos em sala de aula não só nas disciplinas, como também no geral, como, por exemplo, nas apresentações artísticas de cartazes e teatro elaboradas pelos alunos que foram apresentadas hoje", diz.

3(24)

Estudiosos, representantes da OAB e Unespar, assim como líderes políticos e religiosos, debateram sobre o tema do primeiro dia no Teatro Rachel Costa

AUTORIDADES DESTACAM IMPORTÂNCIA DO FÓRUM

O vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão, parabenizou o Colégio Diocesano Leão XIII pela realização da 10.ª edição do fórum, com o reforço de um tema sobre a cultura da paz e estreitando o diálogo com as autoridades. "Esse evento nos alerta a investir mais em paz e segurança, ajudando a toda a sociedade. Nossa Guarda Civil Municipal (GMC) tem papel importante neste processo, pois tem papel de polícia e ajuda outros órgãos de segurança a combater a criminalidade”, complementa.

"Esta 10.ª edição do Fórum Diocesano é muito importante, trazendo jovens e cidadãos, com presença de palestrantes, para debater e ter uma outra visão em torno da cultura da paz e da segurança pública. Precisamos de uma mudança e quem vai fazer a diferença é o jovem", afirma o presidente da Câmara de Paranaguá, vereador Marcus Elias Roque. O presidente ainda destacou a atuação do município, com a Guarda Civil Municipal (GCM), e do Legislativo, com a Comissão de Justiça, para reforçar a segurança e estreitar diálogo com a comunidade em prol de uma sociedade mais pacífica.

4a(1)

Vice-diretor, Alessandro Staniscia, afirma que evento visa à fraternidade, superação da violência e cultura da paz em Paranaguá e litoral

"O Fórum é de grande importância principalmente neste momento em que Paranaguá está vivendo muita violência na nossa sociedade. Este evento vem de encontro a esta situação que estamos vivenciando e como alerta para as autoridades e sociedade de que temos que viver de forma menos violenta e mais humanitária, pacífica", diz Nilande Ribeiro Filho, professor do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, que levou seus alunos para participar do fórum.

Participaram também da mesa de debates o professor Moacir Dalla Palma, da Unespar (campus Fafipar), a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Paranaguá (OAB-PR), Cláudia Cristina Castellane, entre vereadores, acadêmicos, estudantes e lideranças locais. O Fórum Diocesano será encerrado na quarta-feira, 23, com início programado para as 19h30 e término às 21h30.

5c

Auditório do Teatro Rachel Costa esteve totalmente lotado no primeiro dia do fórum

Confira mais algumas fotos do evento divulgadas pelo Colégio Diocesano Leão XIII: 

1(44)

2(88)

3(30)

4(13)

 

10.º Fórum Diocesano é iniciado no Teatro Rachel Costa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.