conecte-se conosco

Centro de Letras

O Club Litterário é a própria alma da cidade

O Club Litterário, nos seus quase cento e cinquenta anos de existência, congrega a história da tradição, cultura e arte da intelectualidade de…

Publicado

em

O Club Litterário, nos seus quase cento e cinquenta anos de existência, congrega a história da tradição, cultura e arte da intelectualidade de Paranaguá. Como consequência natural da efervescência social e política da vida nacional da Segunda Metade do Século XIX e do elevado padrão social e cultural da sociedade parnanguara, nos idos de 1872 um grupo de intelectuais concretiza um sonho fundando a primeira entidade cultural do Paraná.

Seguiu no tempo expandido os dotes do espírito e os conhecimentos das ciências e das artes. Os seus majestosos salões vivenciaram momentos de gloria e neles desfilaram figuras eméritas e ilustres da sociedade e da cultura parnanguara. Dr. Leocádio José Correia, meu bisavô, quando presidente do Club Litterário ultrapassa o patamar da Cultura e das Artes e chega á Educação. Como médico humanitário depois da jornada de cuidados da saúde física transformou o Club Litterário no centro de novos conhecimentos e saberes. No período noturno cultiva a mente e o espírito dos jovens em diversas áreas de humanidades. Dr. Leocádio promovia, às suas expensas, cursos gratuitos de português, francês, práticas comerciais, contábeis e noções de navegação. Sua grande paixão era as aulas de teatro e os ensaios das encenações. Usou o palco cênico como meio da sua propaganda abolicionista.

E o tempo segue sua marcha inexorável. Chega ao Século XX. Em 1969 novamente um grupo de intelectuais se reúne nesta casa histórica e nasce o Centro de Letras. Entre muitos vultos eméritos novamente um representante da família Correia é aclamado como seu Patrono: Leôncio Correia, filho de Paranaguá, advogado, escritor, poeta, educador, palestrista, educador e orgulho das letras nacionais segue sua trajetória. Essas paredes murmuram. O silêncio deste espaço está repleto de sons e luzes que trazem até nós o legado de um patrimônio cultural, expresso com sabedoria do Dr. Aníbal RibeiroFilho:

“Patrimônio que nos obrigamos a conservar com dignidade, defender com sobranceria, cultuar com honra, para transmiti-lo intacto aos nossos descendentes."

Vivemos o início do Século XXI, tempos de crises e turbulência, sem espaço para o cultivo de ideais. O Centro de Letras Leôncio Correia de Paranaguá recebe do departamento jurídico do clube centenário o impacto da cobrança de valores imobiliários comerciais que não se ajustam ao caráter filosófico de uma tradicional instituição cultural, sem fins lucrativos. Não sendo do comércio, e sim da cultura, não tem condições de arcar com as exigências. Respeitamos a decisão dos atuais dirigentes do clube e agradecemos profundamente a acolhida até o momento presente, mas lamentamos deixar o berço e a casa paterna em busca de um novo abrigo. Fica o registro. É preciso prosseguir. Seguimos em frente. Paranaguá tem História. Oxalá o futuro possa compreender!

Gilka Correia. Presidente do Centro de Letras Leôncio Correia de Paranaguá

 


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress