conecte-se conosco

Aniversário de Paranaguá

O pastel que cativou os paranaenses tem 75 anos de história

Família Kubo utiliza a mesma técnica desde a inauguração da pastelaria

Publicado

em

O Mercado do Café em Paranaguá é um local que abraça a história, a cultura, o modo de vida dos moradores e a gastronomia. Quem visita a cidade, assim como os próprios residentes, tem uma paixão em comum pelo pastel apreciado no Mercado do Café. Um dos espaços mais tradicionais a oferecer a iguaria é a Pastelaria Kubo, que está há 75 anos oferecendo a mesma receita, a qual cativou os parnanguaras e conquista cada dia mais os turistas.

Escolher uma mesa em uma manhã de um fim de semana no Mercado do Café, pedir um pastel e um café com leite é tradição para muitos moradores em Paranaguá. A construção data do século XIX e é considerada por muito tempo como um ponto de encontro entre amigos e familiares que gostam de apreciar este que se tornou uma das paixões do parnanguara: o pastel do Kubo.

A família que empresta o sobrenome ao negócio é tradicional no Mercado do Café. Um dos proprietários da pastelaria, Sérgio Hiroshi Kubo, conta que a história começou com o seu avô, que locou parte do que antes era um restaurante no Mercado, para começar o negócio. “É muito gratificante continuar com a pastelaria, porque já é uma tradição. Na verdade, só demos continuidade ao que meu avô já estava fazendo”, relata.

O Mercado do Café é referência para quem chega a Paranaguá. “A nossa posição facilita muito, estamos próximos da rodoviária, das embarcações, da Rua da Praia, e com isso muitas pessoas passam por aqui, isso facilita bastante”, atribui Sérgio. “Por aqui passam muitas pessoas importantes, sempre vêm governadores, prefeitos de outras cidades. O Mercado, não pela pastelaria, mas ele em si é uma referência por ser histórico, antigo, um local centenário, fundado há muito tempo, por isso guarda uma história. Contam que antigamente ali atrás ficavam os escravos, índios e, com a reforma, virou o mercado”, acrescenta Sérgio apontando para os fundos da edificação.

CHAVE DO SUCESSO

A fama da Pastelaria Kubo, para Sérgio, foi alcançada por um conjunto de fatores que fazem com que o pastel possa ser apreciado da mesma forma por tantos anos. “A soma de tudo que dá o resultado final, é o atendimento, a massa. As pessoas falam muito que o principal é a massa, mas não é, é um dos fatores. É a temperatura do azeite, o atendimento, o recheio, todas essas coisas que englobam esse resultado”, explica Sérgio, destacando a qualidade do produto que chega à mesa dos clientes.

A satisfação de receber todo esse público que faz questão do pastel é grande, maior ainda quando o proprietário se depara com clientes que passaram a tradição de ir ao mercado para outras gerações. “Temos muitos clientes antigos, da época em que eram crianças. Eu estou de forma mais recente, mas vejo que tem gente que vem desde a época do meu avô, que já tem filhos e netos. Muita gente chega aqui dizendo que era atendido pelo meu avô”, lembra.

Para Sérgio, o segredo que fez com que a mesma receita fosse mantida por tantos anos, é o trabalho com a família. “Esse é um dos segredos, porque existem várias etapas que nós mesmos fazemos, não passamos para outros. É isso que faz a diferença. Aqui trabalho com a minha esposa, que fica à frente junto comigo. O pessoal fala que a gente tem que descansar, mas na verdade talvez essa seja a garantia de tantos anos, a gente trabalhar junto”, finaliza Sérgio.

 

O MERCADO DO CAFÉ

Construído em meados do século XIX, no estilo neoclássico, foi reformado no início do século XX e adaptado com tendências do classicismo. Era um ponto de degustação do café, servindo quitutes da região. Atualmente, abriga um centro gastronômico que oferece refeições à base de frutos de mar e comida típica do litoral, além dos tradicionais bolinhos de camarão, de banana e pastéis de vários sabores.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress