Alerta de mau tempo se mantém nas próximas 24 horas

O aviso foi emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha.

nrgrcugh 1584480841

No dia 6, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu alerta aos navegadores sobre a previsão de ondas de três a cinco metros nas áreas costeira e oceânica do Paraná. Conforme o aviso, somente na área costeira, a previsão é de vento com velocidade entre 50 e 75 km/h. O alerta de mau tempo, emitido pelo CHM, ainda se mantém nas próximas 24 horas.

A Capitania dos Portos do Paraná orientou que embarcações menores, como as de pesca, devem evitar a navegação nestas áreas, em virtude das ondas e do vento. “A Capitania lembra aos navegadores sobre a importância de cumprirem as normas de segurança e possuírem todos os itens de salvatagem, como coletes salva-vidas, boias e sinalizadores, além de manterem equipamentos de comunicação em ordem e informarem sobre seus destinos e o percurso que farão antes de saírem com suas embarcações”, aconselhou.

 

PESCADORES

Acostumados com o mar, pescadores acompanham os alertas e conhecem as águas e os momentos de risco quando a atividade pesqueira deve ser evitada. É o caso do pescador Arivaldo Amâncio Pires, que sabe bem quando não deve sair com seu barco para pescar. “Sempre recebemos o alerta de mau tempo, mas além dele, já conhecemos bem como está o tempo e acompanhamos todos os dias a previsão para saber se devemos ou não sair para pescar”, observou o pescador que reside na Ilha do Amparo e pesca há aproximadamente 40 anos.

 

Foto%201a
Pescador Arivaldo não saiu para pescar no primeiro dia, quando foi emitido o alerta.

 

Ele disse que no dia 6, quando foi anunciado o alerta, não saiu para pescar. “Na terça-feira não havia como sair com o barco. Acho que ninguém saiu porque realmente estava perigoso. Em algumas vezes ainda dá para sair com o tempo ruim, mas em outras não, porque o mar fica muito bravo”, comentou.

Ontem, 7, o pescador saiu com seu barco para pescar. “Ontem saí e estava bem pesado o tempo, mas voltei logo. Saí por volta do meio-dia e voltei às 14h, mas o mar já estava mais calmo. Na quarta-feira, seria mais perigoso”, salientou. Pires trabalha com pescador com a esposa e a filha, de 24 anos. “Quando há alertas não há como pescar porque se torna perigoso”, frisou. O pescador tem sempre colete salva-vidas na embarcação. “É importante ter o equipamento para se houver algum problema estar ao nosso alcance e podermos nos salvar”, afirmou.

*Foto em destaque: Ilha do Mel Fm

Alerta de mau tempo se mantém nas próximas 24 horas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados