O tema da festa escolhido para este ano é “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”
A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio será realizada em Paranaguá de 31 de outubro a 16 de novembro. As novenas, que não podem faltar na programação em louvor a Nossa Senhora do Rocio, serão realizadas de 6 a 14 de novembro, haverá oito horários diferentes para a realização das celebrações, começando às 5h e terminando às 19h.
“Anteriormente, a festa tinha de três a quatro horários de celebrações diárias, mas, devido ao período de pandemia, decidimos ampliar a programação para atender o maior número de turistas e devotos possível, sem causar aglomeração. No ano passado, tivemos uma resposta muito positiva dos fiéis, que puderam aproveitar da melhor forma as possibilidades de horário”, informa o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Com o tema “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”, o evento ainda conta com procissões, carreata e programação ampla para os devotos de Paranaguá, da região litorânea e de todo o país que visita o santuário neste mês de novembro. Todos os protocolos serão seguidos para a prevenção ao novo Coronavírus.
Troca do Manto
No dia 31 de outubro, às 19h, o Santuário do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná. Além da celebração presencial, a missa terá transmissão on-line nas redes sociais do Santuário.
“Estamos todos bastante ansiosos, esperando esse dia solene, bonito, aguardado por todos os devotos. É o momento da revelação de qual será o manto da festa deste ano. Ele está sendo confeccionado com muito carinho porque na verdade ele representa todos os devotos que oferecem essa “veste” oficial, nova, bela, para Nossa Senhora, nossa Mãe, usar durante a festa e durante todo o ano de 2022. A missa solene da apresentação e troca do manto será dia 31 de outubro, às 19h, para todos os que puderem se fazer presentes, mas também por aqueles que não puderem e que acompanharão pelo Canal do YouTube do Santuário e pelas demais redes sociais”, destacou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Procissões
Diferente do ano passado, esta edição da Festa do Rocio contará com a maior parte de suas procissões (cavalgada, ciclística e motociclística), exceto pela marítima e pela tradicional e grandiosa que acontece no dia 15 de novembro. A marítima não acontecerá devido às obras de reforma que estão ocorrendo no trapiche do Rocio, e a Procissão Solene será substituída por uma carreata, assim como em 2020.
“No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata, e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, ressalta o padre Dirson.
Tema da Festa
“Temos cinco palavras de destaque: mãe, envolvei-nos, manto, amor e proteção. MÃE porque queremos fortalecer a ideia de que somos todos filhos e ela, Nossa Senhora, é nossa mãe do céu e, como mãe, sempre zela pelos seus. ENVOLVEI-NOS, pois, especialmente agora, precisamos desse acolhimento que sentimos diante de sua santa imagem. MANTO porque é uma forma de nos sentirmos acolhidos dentro de seu manto, próximo dela. AMOR e PROTEÇÃO, pois, todos estamos precisando de um carinho e conforto vindo do céu, porque os dias são maus”, destacou o padre Dirson Gonçalves, objetivando a temática com o momento da pandemia que se estende há quase dois anos. “O tema é muito afetuoso e tem o objetivo de nos fazer sentir o carinho de Nossa Senhora por nós e, também, de demonstrarmos esse afeto por ela, que é a nossa mãe”, acrescentou o reitor.
Convite
“Aproveito a oportunidade para convidar a todos para essa grande festa. Todos nós, humanos, estamos carentes de sentido, depois dessa pandemia que mexeu com todos nós. Agora precisamos de colo de Mãe, precisamos nos sentir protegidos, acolhidos e amados por Deus e nossa Senhora. Sejam bem-vindos. Vamos fazer uma linda homenagem à Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, e ainda vamos crescer na Fé, na Esperança e na Caridade”, convidou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Fotos: Facebook / Santuário do Rocio