conecte-se conosco

Religiosidade

Em 2023, Corpus Christi volta a ser celebrado no Centro Histórico de Paranaguá

Procissão Solene será nas ruas do Centro Histórico

Publicado

em

Fotos: Arquivo / Divulgação / Diocese de Paranaguá

Uma das principais celebrações da Igreja Católica está chegando. Dia 8 de junho, às 15h, será realizada a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, em Paranaguá, sob o tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”. Nesta data, todas as paróquias de Paranaguá se unirão ao Bispo Diocesano Dom Edmar Peron e realizarão a celebração eucarística e Procissão Solene com o Santíssimo Sacramento, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário.

“Dia 8 de junho, quinta-feira, às 15h, todas as paróquias da cidade – Rocio, Navegantes, Paz, São Cristóvão, São João e Santa Bakhita – se unirão ao bispo diocesano e realizarão a celebração eucarística na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão solene com o Santíssimo Sacramento nas ruas do centro histórico”, informou a Pascom da Diocese de Paranaguá.

A procissão seguirá até o Santuário de São Francisco das Chagas, localizado no Centro Histórico. Cada paróquia será responsável pela confecção dos tapetes coloridos em um referido trajeto. Para que os fiéis tenham a oportunidade de realizar um gesto concreto, devem levar no dia um quilo de alimento não perecível para doação.

Todas as paróquias de Paranaguá se unirão ao Bispo Diocesano Dom Edmar Peron e realizarão a celebração eucarística e Procissão Solene com o Santíssimo Sacramento

CORPUS CHRISTI

A comemoração de Corpus Christi é uma das festas mais antigas e importantes da igreja católica, remonta ao século XIII, instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264). A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.

Solenidade de Corpus Christi será realizada na Catedral de Paranaguá

Em Paranaguá e nas demais 12 cidades que pertencem à Diocese – Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal e Tunas, haverá a solenidade e a procissão saindo da igreja matriz de cada cidade, na manhã do dia 8 de junho.

A Diocese de Paranaguá abrange treze municípios, com vinte e quatro paróquias/santuários e mais de 200 comunidades, com atividades em todas as comunidades.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

A diocese pede, de forma voluntária, a doação de um quilo de alimento não perecível, algo que vai de encontro com o tema da Campanha da Fraternidade de 2023: “Fraternidade e Fome”, que pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome na vida dos brasileiros.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

“O tema da Campanha da Fraternidade que, mais que um tema, é uma realidade, nos convida a um estilo de vida mais sóbrio. Será que a gente vai ser capaz de levar um estilo de vida mais sóbrio em que a gente não desperdice, em que a gente não deixe estragar comida em casa, que a gente seja capaz de partilhar”, comentou o Bispo Diocesano Dom Edmar Peron.

Com informações da Pascom da Diocese de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress