A Folha do Litoral News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para esclarecer sobre uma possível “explosão” de casos da Covid-19, conforme matéria divulgada nesta semana, que analisou os boletins epidemiológicos divulgados oficialmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apontando que de 9 a 15 de agosto, o município registrou 60 casos confirmados da Covid-19 e de 16 a 23 de agosto foram 552 novos infectados pela doença.
Na quinta-feira, 26, o município já havia explicado que o aumento, o qual seria de quase 1000%, na verdade foi puxado pelo cadastro de casos retroativos do Coronavírus, ou seja, de pacientes que foram infectados pela doença há meses atrás, mas que tiveram seus registros cadastrados no sistema somente recentemente. A prefeitura esclareceu que a situação da pandemia de Covid-19 atual não somente está controlada, como apresentou queda no número de casos e óbitos na última semana.
Na sexta-feira, 27, o Estado, por meio da Sesa, encaminhou nota à Folha do Litoral News explicando sobre a situação. “Verificamos os dados de lançamentos em relação às semanas anteriores e verificamos que foram excluídos casos notificados e posteriormente foram relançados no Boletim Epidemiológico por motivos ainda não esclarecidos”, detalha.
“Sendo assim, não houve aumento na média de casos no litoral. No mês de agosto a incidência de casos e de óbitos está abaixo da média paranaense”, informa a Sesa, abordando não somente a situação da pandemia em Paranaguá, como em toda a região.
Município
“Os dados recebidos pela Sesa não são publicados logo que notificados. Há um atraso na publicação dos dados porque há conferências a serem feitas e há que se ter uma tolerância de tempo a fim de que possam ser compilados os dados de todos os municípios do Estado. Desta forma, alguns dados são publicados em bloco, sendo parte desses de outras semanas e até mesmo de outros meses. Não é raro ocorrer de serem publicados dados que retiram casos anteriormente publicados, pois se descobre que o município de residência do contaminado não é o mesmo de onde foi realizado o exame. Portanto, os dados publicados pela Sesa são importantes para estatísticas a longo prazo, porém não para avaliação de períodos curtos”, explicou a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura na quinta-feira, 26.
O município destacou também que a pandemia está controlada em Paranaguá atualmente e também com registros de casos diminuindo. “Os números estão em queda, sendo que nesse período de 16 a 23 de agosto foram confirmados 57 casos e três óbitos”, informa o município.