conecte-se conosco

Eventos

Festa da Tainha 2019 é iniciada e segue até 7 de julho em Paranaguá

Festa da Tainha deve atrair moradores e turistas já neste primeiro final de semana do evento em Paranaguá

Publicado

em

Prefeito Marcelo Roque destaca que evento abre calendário de festas de inverno

Na noite de quinta-feira, 27, foi iniciada oficialmente a 9.ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá, festividade que abre oficialmente o calendário de eventos na Praça Mário Roque que contará também com a Feira das Nações em julho e o Encontro Internacional de Motociclistas em agosto. A Festa da Tainha deve atrair milhares de turistas de Paranaguá e beneficiará pescadores de 16 comunidades pesqueiras do litoral que são os responsáveis pela gastronomia do evento nos estandes localizados nos pavilhões, tendo como carro-chefe a tainha e os frutos do mar da região. 

Segundo o prefeito Marcelo Roque, as festividades do calendário do município, incluindo a Festa da Tainha, iniciada na quinta-feira, 27, que irá até o dia 7 de julho, a Feira das Nações, entre os dias 19 a 29 de julho, fechando com o aniversário da cidade, e o Encontro Internacional de Motociclistas, que ocorre de 2 a 4 de agosto, colaboram com o turismo e com a economia local. “Quero parabenizar pelo empenho a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) nestes praticamente dois meses de eventos, algo que é muito importante para o município”, destaca. “Queremos propiciar qualidade. Serão festas da família, que terão apoio contínuo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar do Paraná”, complementa o prefeito. 

Na abertura do evento, foi realizado um show com o Grupo de Fandango Pés de Ouro, o que demonstra o viés cultural da festa, a qual oferecerá entretenimento com vários artistas locais de Paranaguá. Na sequência, a animação ficou por conta da dupla Edison e Lucas com um repertório variado de sertanejo, pop rock, funk e reggae. “Uma preocupação é prestigiar os artistas locais, algo defendido pelo prefeito Marcelo Roque, por isso a maioria da programação musical é com artistas locais e regionais. Posteriormente, virá a Feira das Nações, entre os dias 19 a 29 de julho, celebrando o aniversário de 371 anos de Paranaguá, que contará com artistas locais, mas também com grandes shows”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo. 

Prefeito Marcelo Roque destacou importância do evento para o turismo e economia local 

“A população pode esperar uma festa muito bem organizada, preparada pela equipe da Secultur e demais pastas com que trabalhamos em parceria, como as secretarias de Agricultura e Pesca (Semapa), Segurança (Semseg), Saúde (Semsa), enfim, todas as secretarias que estão envolvidas nestas festividades de junho e julho. Nossa expectativa é que supere a do ano passado. Tivemos algumas alterações nas atrações e no cronograma visando a esta melhoria nos atrativos”, afirma Camargo.

“A Festa da Tainha já é um dispositivo turístico consolidado no calendário de eventos no município, atraindo muitos turistas principalmente nos fins de semana para prestigiar o almoço e jantar que a comunidade pesqueira prepara com muita qualidade na Praça Mário Roque”, explica. “É um evento que movimenta todas as comunidades pesqueiras”, explica. 

TAINHA RECHEADA 

Segundo o secretário, os espaços estão divididos em 16 cozinhas, 12 de comunidades pesqueiras de Paranaguá e quatro de municípios convidados: Guaratuba, Antonina, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba. O preço médio estipulado dos pratos em conjunto com os pescadores, é de R$ 62,00 da tainha recheada com aproximadamente 1,8 quilo, que é o carro-chefe gastronômico do evento que conta com os acompanhamentos de arroz, maionese e salada. Além disso, o cardápio da festividade terá a tainha cambira, parmegiana, ensopada, com molho branco, em posta frita, entre outros pratos envolvendo frutos do mar e outros pescados como camarão, lula, siri, ostra, peixes diversos, com preços que serão divulgados nos pavilhões. 

“Fica o convite para visitar a Festa da Tainha a todos os turistas e munícipes que queiram conhecer e prestigiar Paranaguá com toda a sua história e sua grandeza”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

CORRIDA DE CANOAS 

No domingo, 30, acontece a tradicional Corrida de Canoas no Rio Itiberê ao lado da Praça Mário Roque, programação que faz parte da Festa da Tainha, evento esportivo e cultural que inicia por volta das 7h e ocorre durante toda a manhã. “A corrida traz o espírito de disputa entre as comunidades pesqueiras, enquanto trabalhamos durante o ano a gente vê as comunidades preparando os barcos, turbinando os motores para vencer as diversas etapas. Isso ajuda a movimentar a praça, a renda dos pescadores e comerciantes locais, que se beneficiam com a chegada de turistas a Paranaguá”, explica, destacando o apoio concedido na organização e no contato com os competidores realizado pela Semapa, através do secretário Antônio Ricardo dos Santos. 

Festa da Tainha terá culinária local e apresentações musicais durante todo o evento

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS ATRAÇÕES MUSICAIS DO FINAL DE SEMANA: 

Sexta-feira, 28

20h – Atitude Certa

22h – Vinicius e Tayná

Sábado, 29

12h – Alex Stare

14h – Batukada.com

20h – Sambatuka

22h – Thiago Viola

Domingo, 30

12h – Família Domingues (Fandango)

14h – Eric Capeta 

20h – Olhar 43 

22h – Delorean 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress