Editorial

Quanto mais se vacina contra a Covid-19, mais se reduz internamentos

Fica nítido que quanto mais se vacina a população, mais se reduzem os internamentos em decorrência da doença, bem como diminuem as vidas perdidas para o Coronavírus. Um exemplo disso foram os dois últimos boletins do Hospital Regional do Litoral (HRL), que contabilizaram uma diminuição de internados na Ala Covid-19 e nenhuma morte devido à pandemia nas últimas 48 horas na unidade hospitalar, que é referência no atendimento aos sete municípios da região. Entretanto, isso não é motivo para relaxamento da prevenção

86aurvvn 1625260965

Mais de 7 mil vacinas contra a Covid-19 foram enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao litoral do Paraná na quarta-feira, 21. Com isso, os municípios da região irão acelerar a imunização contra o Coronavírus, principalmente na aplicação da primeira dose no público em geral, ampliando as faixas etárias alcançadas, bem como na disponibilização da segunda dose do imunizante a diversos grupos, algo essencial para completar o esquema vacinal. Com isso, cada vez mais próximos estamos de chegar à vacinação com a primeira dose de todas as pessoas com acima de 18 anos na região, ampliando os imunizados com a segunda dose e trazendo, com isso, a luz no fim do túnel e possibilidade de superação da pandemia.

Fica nítido que quanto mais se vacina a população, mais se reduzem os internamentos em decorrência da doença, bem como diminuem as vidas perdidas para o Coronavírus. Um exemplo disso foram os dois últimos boletins do Hospital Regional do Litoral (HRL), que contabilizaram uma diminuição de internados na Ala Covid-19 e nenhuma morte devido à pandemia nas últimas 48 horas na unidade hospitalar, que é referência no atendimento aos sete municípios da região. Entretanto, isso não é motivo para relaxamento da prevenção, afinal de contas, a luta ainda será árdua para superação da pandemia.

Paranaguá e os municípios do litoral estão demonstrando claramente que, se há vacina para ser aplicada, ela imediatamente será injetada no braço da população. Há uma logística pronta para isso, com base na ação dos gestores públicos, no trabalho dos profissionais de saúde e no Sistema Único de Saúde (SUS). Outro ponto é a adesão maciça da população à campanha de imunização que, confiante na ciência e não acreditando em “fake news”, compreendeu que a vacina contra o Coronavírus é essencial para a superação da crise sanitária e econômica que assola o litoral e o Brasil desde março de 2020. 

Já perdemos a conta de quantos editoriais escrevemos na Folha do Litoral News celebrando a vacina, bem como destacando a importância da imunização para a superação da pandemia. Não custa nada reafirmar o óbvio. Acreditamos na ciência, no respeito ao próximo e na esperança de dias melhores. A vacinação é o caminho para que vidas não sejam mais perdidas para a Covid-19, para que famílias não chorem suas perdas e pessoas não tenham que lutar contra a morte advinda do vírus em leitos de UTI. Enquanto a superação não ocorre, defenda a vacina, se imunize com a primeira e segunda dose assim que chegar a sua vez, use máscara, não aglomere, higienize as mãos e contribua para o bem individual e coletivo.

Você também poderá gostar

Quanto mais se vacina contra a Covid-19, mais se reduz internamentos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.