O Centro de Especialidades do Nereidas, em Guaratuba, retomou os serviços de confecção de próteses dentárias que estavam paralisados por conta da pandemia.
Para confecção de próteses, é preciso encaminhamento dos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS). É na UBS que é realizada a avaliação da saúde bucal do paciente, restaurações, extrações ou limpeza, que também é a preparação caso necessite de prótese. A Secretaria da Saúde de Guaratuba com o encaminhamento da UBS, realiza o agendamento dos pacientes para confeccionarem as próteses no Centro de Especialidades do Nereidas.
“Com a colocação da prótese dentária há expressiva melhoria em vários aspectos, pois este paciente poderá mastigar melhor, triturar melhor os alimentos, melhorando muito sua digestão e influenciando também em todo seu organismo”, destaca o Coordenador da Odontologia, Dr. Dalton Stencel.
A importância da prótese está além da saúde bucal, pois tratar do sorriso aumenta a autoestima dos pacientes, que muitas vezes chegam até as Unidades de Saúde com ausência de dentes ou falhas.
O Centro de Especialidades do Nereidas, em Guaratuba, confeccionava cerca de 50 próteses por mês, contudo, no ano passado praticamente toda a demanda ficou suprimida devido à pandemia. O serviço foi prestado nos meses de janeiro e fevereiro, a partir de março foi reduzido e depois paralisado.
Como os pacientes que procuram esse serviço são em sua maioria idosos, foi mantido o protocolo de biossegurança, diminuindo a exposição durante o tratamento dentário para evitar a contaminação pela Covid-19, e uma das medidas tomadas foi o cuidado com o agendamento, mantendo um espaço de tempo maior entre uma consulta e outra para evitar aglomerações.
Os atendimentos odontológicos voltarão à normalidade gradativamente, seguindo o avanço da vacinação, mantendo-se ativos somente os atendimentos emergenciais, casos severos em que o paciente procura a UBS em virtude de estar sentindo dor.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba