A secretária Municipal da Educação, Fernanda Monteiro, o secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, e o coordenador da Vigilância Sanitária, Hermínio Molinari, realizaram uma reunião com as diretoras das unidades de ensino municipais de Guaratuba para discutir o tema vacinação contra a Covid-19 para os professores da rede municipal e sobre o retorno às aulas presenciais que, possivelmente, não acontecerá ainda esse semestre.
A reunião foi convocada por causa do inesperado anúncio do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na terça-feira, 4, falando que a rede estadual de ensino do Paraná voltará gradativamente às aulas presenciais a partir de 10 de maio. Segundo o governador, o retorno deve acontecer paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, programada para este mês. Foi anunciado que a 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, responsável pela distribuição da vacina a todos os municípios da regional, receberá 715 doses no primeiro lote para imunizar os professores do litoral.
Segundo a secretária, a Educação Municipal desenvolveu um plano de sondagem da comunidade escolar, com pesquisas junto aos servidores, com o monitoramento interno do recebimento dos atestados das professoras, análise dos momentos de suspensão das atividades e sanitização dos ambientes, tudo com muito critério técnico e sempre em diálogo com a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária.
“Ampliamos nosso protocolo de biossegurança, com ajustes necessários para este amadurecimento. É importante dizer porque talvez as pessoas não saibam, todo o tempo contamos com apoio da Saúde e da prefeitura, então, eu sinto que estas decisões estão fortalecidas, primeiro pela autonomia que o prefeito Roberto Justus sempre nos deu, e pela união que existe entre nós”, destacou Fernanda Monteiro.
O secretário Gabriel Modesto reafirmou que todas as decisões são muito discutidas. “Todas as secretarias trabalham em conjunto, e eu acho que este é o diferencial da equipe do prefeito Roberto Justus, de estar sempre buscando as informações que possam nos trazer a melhor forma de enfrentamento para o município, e a pandemia tem justamente esta característica, de cada dia ter uma forma diferente de se fazer, vamos nos adequando conforme a evolução do cenário, conforme a disponibilidade dos recursos que temos”, concluiu.
Da Assessoria da Prefeitura de Guaratuba
Foto: Prefeitura de Guaratuba