conecte-se conosco

Religiosidade

Bispo fará a abertura da quaresma na diocese de Paranaguá

Dom Edmar Peron realizará na missa das 19h, na Catedral Diocesana, a Abertura Oficial da CFE 2021, para toda a Diocese de Paranaguá

Publicado

em

Na quarta-feira, 17, às 19 horas, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, em Paranaguá, serão realizadas as celebrações litúrgicas que marcam o início da Quaresma para os cristãos, que são 40 dias marcados por penitências e sacrifícios (simbolizados pelos 40 dias que Jesus ficou em retiro no deserto e também lembrando a caminhada de 40 anos que o povo de Israel realizou para chegar à terra prometida) preparando para a grande festa do Cristianismo que é a Páscoa (Solenidade da Ressurreição de Jesus).

A Igreja Católica no Brasil, também realiza neste período, desde 1962, a Campanha da Fraternidade (CF).

Desde o ano 2000, algumas Campanhas da Fraternidade têm tido a participação de várias igrejas cristãs, e é realizada junto com o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), o que é denominado como Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) e estará sendo realizado em 2021.

O tema escolhido para a CFE 2021 é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”, (Ef 2,14a).

Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, será o celebrante da missa das 19h, na Catedral Diocesana, quando ocorre a Abertura Oficial da CFE 2021 para toda a Diocese, a qual é composta por 13 municípios, sendo sete do litoral do Paraná e seis do Vale do Ribeira.

Dom Edmar Peron lembra que o significado das cinzas, o jejum, a penitência e a oração, marcas da Quaresma, junto com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, se destinam a uma reflexão e nos colocar diante de tantas dores e sofrimento que marcam a sociedade atual, sobretudo, diante dos milhares de brasileiros mortos pela fome e perseguições econômicas, raciais e até mesmo religiosas. Esse momento deve despertar nossos corações para realização de gestos concretos de amor em favor das pessoas que sofrem, e assim, superarmos aquela falsa solidariedade feita apenas de discursos.

Coleta Nacional da Solidariedade

No dia 28 de março, domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (Entrada em Jerusalém), será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, ligada à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Neste gesto concreto, do total arrecadado, a Diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB que atende mais de 200 projetos sociais. A outra parte, 60%, permanece na Diocese para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesano de Solidariedade (FDS).

Embora “o tempo quaresmal seja vivido como uma marca da Igreja católica”, poderá ser assumido também, por todos aqueles, que desejam e sonham com um mundo mais fraterno, onde possamos nos reconhecer como irmãs e irmãos, e não como adversários uns dos outros”, conclui dom Edmar.

Transmissão da missa

Desde o início da pandemia, a equipe da Pascom – Pastoral de Comunicação – da diocese tem feito a transmissão diária das celebrações às 19 horas no página www.facebook.com/diocesedeparanagua.

Por conta dos cuidados para evitar a transmissão do novo Coronavírus, a quantidade de pessoas na Catedral será restrita e atenderá aos protocolos de saúde necessários para enfrentar a pandemia: distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, uso frequente de álcool em gel e higienização do ambiente.

Missas

Programação das missas em Paranaguá, no dia 17 de fevereiro:

07:00 – Catedral
08:00 – Nossa Senhora das Graças
09:00 – Santuário do Rocio
09:30 – Divino Espírito Santo
09:30 – Catedral
10:00 – Vianney
12:00 – São Fco das Chagas
15:00 – Catedral
17:00 – Santuário do Rocio
18:00 – Santíssimo Redentor
18:30 – Sagrado Coração de Jesus
19:00 – Catedral
19:00 – Santuário do Rocio
19:30 – Nossa Senhora dos Navegantes
19:30 – Nossa Senhora da Paz
19:30 – São Cristóvão
19:30 – Santa Josefina Bakhita
19:30 – Nossa Senhora Auxiliadora
20:00 – São Judas Tadeu
20:00 – São João Batista

Com informações da Pascom da Diocese de Paranaguá

Foto: Diocese de Paranaguá

Leia também: 53.ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa na sexta-feira

Em alta