A volta do Carnaval foi de alerta entre a população, em virtude da confirmação do primeiro caso de Coronavírus no País.
O Coronavírus é uma realidade em diferentes locais do mundo e, infelizmente, acabou chegando ao Brasil, o que leva muitas pessoas a se perguntarem: "e agora?".
Primeiramente, é preciso que haja conscientização por parte de todos de que não se trata de um vírus novo, mas sim algo que pertence a uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, suas infecções causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.
A partir desse conhecimento se faz imprescindível que medidas sejam adotadas tendo em vista a prevenção. É o momento de se precaver utilizando álcool em gel e ficando atento a qualquer sintoma da doença para que se procure atendimento médico o mais rápido possível.
É importante se ressaltar que as autoridades estão tomando medidas para se evitar a proliferação do vírus em território nacional, sobretudo se precavendo quanto à entrada de pessoas advindas de locais com alta infecção do vírus, ou seja, portos e aeroportos estão sendo constantemente monitorados e com contingente de ação em caso de haver necessidade.
Infelizmente, este é mais um problema que o brasileiro precisa enfrentar com dedicação e pensando não só em si, mas em quem está ao seu lado, isto é, nestes momentos faz-se extremamente necessário que se atenda às indicações das autoridades de saúde e se adotem as medidas cabíveis como forma de cuidar de si e do próximo.