E a palavra é engajamento
“Novos mundos devem ser vividos antes de serem explicados.” Alejo Carpentier
Sabemos que o agora está diferente e que nos aproximamos de um “novo normal”. O turismo foi um dos setores mais impactados com a pandemia, mas já dá sinais de recuperação. Os destinos turísticos estão intensificando as ações para a retomada das atividades de forma responsável, visto que o setor envolve direta e indiretamente muitas outras áreas da economia, como uma teia, gerando renda e muitos empregos.
Com a flexibilização das restrições, os prestadores de serviços adotam os protocolos oficiais do Ministério do Turismo e se qualificam para garantir a segurança de todos no ambiente, clientes e colaboradores. A tecnologia está a favor dos empreendimentos, com opções para reservas e pagamentos online, check-ins e check-outs virtuais, medidores de temperatura digitais, facilitando a adaptação a essa nova realidade.
O turista tende a procurar experiências em família ou em pequenos grupos, ser mais consciente, evitar aglomerações, ser muito mais conectado e também mais exigente. O famoso marketing boca a boca ainda é eficiente para divulgação e fortalecimento de um negócio, especialmente relacionado à atividade turística. Quanto mais qualidade e transparência o prestador de serviços proporcionar ao visitante, maior é probabilidade de cativá-lo e incentivá-lo a cumprir as orientações sanitárias.
Agora mais do que nunca, a recuperação desta atividade está proporcionalmente ligada ao desenvolvimento sustentável dos territórios, a preservação das áreas, a proteção das comunidades receptoras e a contribuição com as soluções integradas. O turismo não vai parar, vai mudar e já começou. Nessa retomada, as viagens não serão como eram antes, mas podem ser melhores, mais organizadas, e dependerá de todos os envolvidos para que esse retorno seja bem sucedido. Mas algo é certo, as viagens continuarão sendo intensamente marcantes na vida das pessoas.