Marinha do Brasil

Missa em Ação de Graças comemora os 166 anos da Capitania dos Portos do Paraná

Celebração foi presidida pelo bispo dom Edmar Peron, e teve a presença de autoridades civis e militares.

1iomkst6 1584428760

Uma missa em ação de graças abriu as comemorações dos 166 anos da Capitania dos Portos do Paraná. A celebração aconteceu no Santuário de São Francisco das Chagas na manhã de terça-feira, 1.º. 

2celebradom(1)

A celebração foi presidida pelo bispo dom Edmar Peron e pelo reitor do santuário, padre André Buchmann. Autoridades civis e militares e membros da comunidade participaram do ato religioso. A missa também contou com a participação do coral composto por oficiais temporários da Marinha. 

3%20 %20Missa%20foi%20marcada%20por%20%20agradecimento%20e%20comunh%C3%A3o%20civis%20e%20militares
O bispo dom Edmar falou sobre a importância da celebração. “Nós estamos comemorando 166 anos da instalação da Marinha no Paraná. Isso nos ajuda a compreender que todos os esforços são necessários em uma sociedade para o bem da população. Quando a gente reza missa não estamos dizendo que a Marinha toda tem que ser católica. Dizemos que há comunhão entre nós e esta organização do Estado pode dar muitos frutos para uma cidade e para a nação. Acho importante celebrarmos juntos em uma ocasião como esta, a Eucaristia”, ressaltou. 
O capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogério Antunes Machado, destacou que a data é um momento de agradecimento. “Estamos agradecendo pelos 166 anos de aniversário de criação da Capitania dos Portos do Paraná. Nada mais importante que começar o dia agradecendo a Deus, invocando as bênçãos divinas. Temos que agradecer o trabalho e toda proteção divina recebida ao longo destes 166 anos. Pedimos para que as bênçãos de Deus continuem em nossa capitania, para que a gente siga nosso trabalho em prol da segurança da navegação”, apontou. 

4%20 %20Missa%20aconteceu%20no%20Santu%C3%A1rio%20de%20S%C3%A7ao%20Francisco%20das%20Chagas
O padre André Buchmann falou sobre o momento de agradecimento e união. “Nós ficamos muito contentes por estarmos celebrando 166 anos da Capitania dos Portos do Paraná, a qual foi criada por determinação de Dom Pedro II. Hoje estamos aqui celebrando essa data especial com a presença do capitão dos portos, Rogerio Machado, que veio do Rio de Janeiro, é católico e congregado Mariano, sempre muito interessado pelas coisas da nossa cidade. Ele já está bem adaptado a Paranaguá, por isso é uma alegria podermos dar os parabéns a todos que trabalham na Marinha e a todos aqueles que também têm um relacionamento com a Capitania”, enfatizou. 
A programação dos 166 anos da instituição inclui também atividades internas e externas. Uma delas é um torneio de futebol de salão no período de 4 a 26 de outubro no Ginásio Joaquim Tramujas, envolvendo diversas equipes representantes de órgãos que atuam no setor de segurança.  

 

Você também poderá gostar

Missa em Ação de Graças comemora os 166 anos da Capitania dos Portos do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.