Objetivo do encontro foi estreitar a ligação entre o Paraná e a Espanha
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior apresentou na quarta-feira, 20, a empresários, diplomatas e investidores espanhóis os principais potenciais do Estado e as oportunidades de negócio em diversas áreas. A exposição ocorreu durante o Paraná Day realizado em Madri, que contou com apoio do Centro de Comércio Brasil-Espanha e do Banco Santander. Foi o segundo Paraná Day internacional, o primeiro foi em Nova York (EUA), em julho.
A apresentação do governador destacou a qualidade da produção agropecuária paranaense, o cenário logístico, o bom relacionamento com o Governo Federal, a retomada da economia estadual, o cenário energético positivo da Copel, Itaipu e empresas que operam com biogás, e os investimentos planejados para a próxima década em infraestrutura e turismo.
Ratinho Júnior disse que o objetivo do encontro foi estreitar a ligação entre o Paraná e a Espanha, mas também aproximar o Estado da comunidade europeia. “Brasil e Espanha têm grande ligação histórica e a ideia é estreitar e fortalecer ainda mais esses laços comerciais e tecnológicos. Pretendemos estabelecer essa reciprocidade comercial também com a União Europeia”, afirmou o governador.
“A produção industrial tem crescido, lançamos programas para desburocratizar a relação com as empresas e aceleramos a máquina pública. O modelo é reconhecido nacionalmente e queremos mostrar esse salto para o mundo”.
DINÂMICO
Na exposição, o governador citou que o Paraná tem uma das maiores economias do País e é um Estado dinâmico, organizado e bem localizado, com acesso privilegiado aos principais centros consumidores do Cone Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).
Na exposição, o governador citou que o Paraná tem uma das maiores economias do País e é um Estado dinâmico, organizado e bem localizado (Foto: Divulgação ANPR)
Ele também enfatizou que o Paraná estabeleceu diversas pontes com o Governo Federal para a autonomia administrativa do Porto de Paranaguá, concessões rodoviárias com a inclusão de trechos estaduais no novo Anel de Integração e franquia de quatro aeroportos à iniciativa privada.
AVANÇOS
Ratinho Júnior ainda citou o aumento de mais de 30% no número de voos em decorrência da redução da alíquota de ICMS do querosene da aviação civil e as novas conexões aéreas regionais; a cobertura estratégica da Sanepar e da Copel em todas as cidades do Estado, com foco em desenvolvimento econômico e social; o crescimento na movimentação de contêineres para a exportação no Porto de Paranaguá em 2019; e a nova legislação de parcerias público-privadas para atrair investidores para a segurança pública e a administração de hospitais regionais.
BALANÇA COMERCIAL
A balança comercial de 2018 entre Brasil e Espanha apontou superávit e atingiu pico mais alto da série histórica dos últimos dez anos: as exportações somaram US$ 5,13 bilhões, principalmente em petróleo, soja, milho e minérios concentrados, e as importações atingiram US$ 2,94 bilhões, principalmente de naftas (usadas na indústria petroquímica), produtos manufaturados e medicamentos.
EMPRESAS
Além da apresentação, o governador e a equipe de Governo se reuniram com empresas de diversos ramos, como a Telefônica (telefonia), Ferrovial (infraestrutura e serviços), Aena (operadora de aeroportos), Globalia (turismo), Sacyr (infraestrutura), entre outras.
COMITIVA
Participaram do Paraná Day na Espanha o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; e o presidente da Compagás, Rafael Lamastra.
EVENTO
O Paraná Day Madri encerrou o ciclo deste ano de apresentações a empresários investidores. Eventos similares foram promovidos em Curitiba, Brasília e Nova York (Estados Unidos). Os encontros com investidores e diplomatas foram pensados para apresentar os potenciais do Estado e de suas empresas públicas e autarquias.
Fonte: AEN/PR