Na manhã de terça-feira, 18, por volta das 10h, a balsa que faz a travessia do continente à Ilha dos Valadares colidiu com a passarela de acesso à ilha. A embarcação estava com passageiros e aguardou outro barco para seguir o caminho. Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos esclareceu que o incidente aconteceu devido à força da maré e aos ventos fortes registrados na manhã de ontem. A nota informou, ainda, que a balsa que faz a travessia para a Ilha dos Valadares precisou encostar na passarela. Não houve danos aos motoristas e passageiros dos veículos que estavam na embarcação, de acordo com a Secretaria.
A prefeitura salientou que a embarcação ficou parada por alguns minutos ao lado da estrutura da passarela e outro barco, com motores mais potentes, da própria empresa F. Andreis, responsável pela operação, deu apoio para que a retirada fosse feita. A operação durou cerca de 15 minutos. Não houve danos à embarcação nem à estrutura da passarela.
De acordo com a nota, uma equipe da Defesa Civil foi chamada pela Secretaria de Serviços Urbanos para acompanhar a operação da balsa para a Ilha dos Valadares.
CAPITANIA
A Capitania dos Portos do Paraná informou que, após o ocorrido, esteve no local para realização de vistoria e constatou que a balsa tem condições seguras de navegação. “Uma equipe da Capitania dos Portos do Paraná esteve no local, realizou a vistoria e foi constatado que a balsa pode exercer a função. Lembramos que é sempre importante que, em caso de irregularidades, situações que causem risco como superlotação, condução sob o efeito de bebidas alcoólicas, falta de coletes salva-vidas, entre outras, a população pode denunciar através do telefone (41) 3422-3033”, ressaltou a Capitania.
A Capitania dos Portos do Paraná informou, ainda, que no cumprimento de suas atribuições como Agente da Autoridade Marítima realiza inspeções inopinadas e programadas, com o propósito de verificar o cumprimento da ampla legislação voltada à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à prevenção da poluição hídrica. “As inspeções realizadas na balsa que faz o transporte de passageiros e veículos do continente para a Ilha dos Valadares são realizadas durante todo o ano e têm o objetivo de fiscalizar o cumprimento das normas em vigor, de forma a garantir a prestação de um serviço seguro e de qualidade aos usuários”, destacou.
Fotos: Noelson Mariano