Em nossa Ordem não permitimos discussões Políticas Partidárias e também a respeito de Religião, porque esses assuntos são muito pessoais e como a Maçonaria é composta de Homens livres, então esta é a regra para também deixar o Homem livre para sua escolha pessoal, porem, deve-se acreditar em um Ser Supremo para que seja aceito em nossos meios.
Por isso, em Loja não se discute Política e nem Religião, porque sendo do foro íntimo de cada um, não faz sentido discuti-la. Aquela, porque sendo suscetível de grandes paixões poderia cavar insanáveis conflitos entre Irmãos. Ademais, reconhecendo cada Maçom no seu Irmão um homem livre e de bons costumes, grave atentado a essa liberdade seria não lhe reconhecer o direito à sua crença religiosa e ao seu entendimento político.
Não quer isso dizer que um maçom não possa ou não deva afirmar a sua convicção religiosa ou a sua posição politica. Pode este, pode aquele, pode aqueloutro, podem todos. Mas, isto feito, mais além não se vai. Cada um crê no que crê, pensa como pensa, ponto final. Não há lugar para discussões politico é mais ou menos adequado do que aqueloutro.
A controvérsia ou discussão política está, assim, completamente banida em Loja, na Maçonaria Regular.
Este princípio implica um corolário, a que se chega por duas vias: a Maçonaria Regular não toma posições políticas.
Não o faz, porque, uma vez que não existem discussões políticas em Loja e, dado que as deliberações validamente tomadas; e porque, uma vez que a tomada de uma posição política não toma posição, pois, com toda a probabilidade, iria fazê-los em concordância com alguns dos seus membros, mas, por outro lado, afirmando discordância em relação a outros.
Por isso, e em suma, não há posições políticas da Maçonaria Regular, mas cada maçom regular é livre de tomar e assumir e divulgar as posições e convicções e escolhas política que muito bem entenda. Que serão sempre suas e só suas e só a ele vinculam.
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.