Com a proximidade do Natal, muitas pessoas optam por fazer suas compras de presentes pela Internet. Contudo, apesar de ser possível encontrar maior variedade de produtos, cores e marcas, é necessário ficar atento para não ter transtornos após a compra. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado destaca que é preciso ter atenção, cuidado e seguir algumas dicas para minimizar os riscos. “O consumidor deve dar preferência a lojas conhecidas, que possuam o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), forneçam um endereço e telefone de contato. Sites que só apresentam uma caixa postal, sem qualquer outro dado, devem ser evitados”, informou o órgão que, além de contar com sedes em diversos municípios no Estado, atende consumidores no Paraná também pelo telefone 0800 41 1512.
RECOMENDAÇÕES
Para orientar quanto ao ambiente virtual de compras, o Procon recomenda alguns cuidados que devem ser tomados quando da aquisição do produto ou serviço, pois comprar no comércio tradicional já exige cuidados, portanto as precauções precisam ser redobradas nessa modalidade de aquisição.
“A busca de informações e opiniões de consumidores na Internet é uma ferramenta muito útil para saber se outras pessoas tiveram problemas com a empresa em que o consumidor quer adquirir o seu produto. Também é preciso estar ciente de que ofertas atraentes, que induzem à compra com valores muito abaixo do mercado, devem ser analisadas com maior cuidado, evitando-se, assim, uma possível fraude, informa.
SEGURANÇA
Outra orientação refere-se à segurança das páginas na Internet. “É preciso verificar se o site é seguro, ter o antivírus sempre atualizado e não clicar em links que, embora possam apresentar preços atraentes, são desconhecidos”, observou o órgão. A responsabilidade da segurança da operação é da empresa que oferece o produto e do provedor.
Sobre a entrega, o Procon disse que é interessante saber qual o tempo limite para que o presente não chegue após o Natal, por exemplo. “Caso tenha sido combinada determinada data e a entrega não ocorreu é interessante o consumidor verificar na Agência dos Correios e, se necessário, procurar o Procon”, orienta. A informação do prazo de entrega deve constar na hora da compra para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante a ser observado refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas.
O Procon frisa, ainda, que é importante guardar todos os dados das compras, número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.
De acordo com o Órgão de Defesa do Consumidor, como a rede é mundial, as páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas de seus países de origem. Se o consumidor tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais, terá de resolvê-los diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o próprio importador.