Editorial

Nível socioeconômico de estudantes tem impacto no desempenho educacional

Em 2018, quando ocorreu a avaliação, a ênfase do programa foi na disciplina de leitura.

Estatísticas divulgadas ontem sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelam que o Brasil avançou pouco nos quesitos avaliados pelo exame internacional. É possível compreender, através desses dados e comparativos com outros países, que o cenário é de estagnação na educação. Isso porque apenas dois a cada 100 estudantes (com idade de 15 anos) avaliados atingiram os melhores desempenhos em pelo menos uma das disciplinas (leitura, entendimento de conceitos matemáticos e fenômenos científicos).

Em 2018, quando ocorreu a avaliação, a ênfase do programa foi na disciplina de leitura. E com isso, os dados são ainda mais alarmantes, pois mostram que cinquenta por cento dos estudantes avaliados são capazes apenas de identificar a ideia principal de um texto de tamanho moderado. Ou seja, é preciso repensar o que de fato resulta nesses índices.

A educação deve ser prioridade dentro das políticas públicas e as falhas de todo um sistema que predomina há séculos no Brasil refletem na absorção de conhecimento, educação e na dura realidade de meninos e meninas do País.

O mesmo programa que avaliou conhecimentos específicos mostra que o nível socioeconômico dos estudantes teve impacto no desempenho nas provas. No Brasil, a diferença de desempenho entre alunos com nível socioeconômico alto e aqueles com nível baixo, foi de 97 pontos em leitura, o que equivale a quase três anos de estudo. Ou seja, certamente alunos que vão às escolas muitas vezes sem comer, caminham horas para chegar a uma instituição de ensino e não possuem condições econômicas benéficas são os mais prejudicados.

A partir do momento que se constata que um estudante não tem habilidades para interpretar um texto ou uma informação em sua totalidade, é dever dos responsáveis pela área somar esforços e dar atenção redobrada ao caso.

A desinformação de um aluno, a falta de conhecimento ou a falta de oportunidade para ter uma educação de qualidade será reflexo de um futuro falido.

Você também poderá gostar

Nível socioeconômico de estudantes tem impacto no desempenho educacional

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Nível socioeconômico de estudantes tem impacto no desempenho educacionalAvatar de Redação

Redação