Educação

Campanha vai englobar diversos temas relacionados ao trânsito

Ação do dia 9 buscará conscientizar motoristas e ciclistas

f9kgou9s 1584473110

A divisão de educação no trânsito, órgão ligado a Secretaria Municipal de Segurança, vai promover no dia 9 deste mês uma campanha educativa buscando conscientizar os motoristas a respeito da volta às aulas e as consequências que o maior fluxo de veículos acarreta nas proximidades das instituições de ensino em diversas regiões. Entre as indicações a serem dadas aos motoristas estará a questão do parar em fila dupla para que o aluno desça do carro em direção à escola.

Segundo a integrante da divisão, Mirian de Souza, a intenção da campanha também será a de voltar a chamar a atenção dos pedestres para o uso da faixa de segurança e dos ciclistas sobre a importância do pedalar pela ciclofaixa ou ciclovia, quando essas existirem na via. “A campanha volta às aulas da Superintendência de Trânsito ela engloba diversas situações e tem como finalidade a conscientização social a respeito dos cumprimentos às regras de trânsito vigente, pois entendemos que a mudança de comportamento do cidadão perpassa pela educação e é justamente isso o que buscamos desenvolver ao longo de todo o ano”, explicou a Guarda Civil Municipal Mirian.

Ainda sobre os ciclistas, existe um cronograma de palestras que são ministradas por agentes de trânsito local, em empresas da cidade, a fim de que os trabalhadores, principalmente aqueles que usam a bicicleta para fins de meio de transporte, o faça com segurança. “Precisamos ver cada vez mais o ciclistas pedalando somente pelas ciclofaixas e respeitando a sinalização semafórica, pois lembramos que o desrespeito a estas duas situações pode provocar acidentes onde o ciclista, certamente, será o mais afetado”, observa.

 

CENAS DO DESRESPEITO

A reportagem da Folha do Litoral News percorreu na manhã de ontem, 2, uma longa extensão da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto para verificar o comportamento dos ciclistas que trafegam por aquela via, a qual tem em toda seu trecho uma ciclofaixa. A conclusão é que a maior parte dos ciclistas faz o uso da área delimitada, porém, alguns ciclistas ainda insistem em andar fora dela, circunstância que gera a indignação de motoristas.

 

Foto%202 %20ciclistas
Quem anda na ciclofaixa reduz em muito o risco de sofrer um acidente

 

“Não dá para acreditar que ainda vemos pessoas se aventurando pela movimentada Avenida em uma área que é exclusiva para os carros, caminhões e motos”, observou o auxiliar de escritório, Anderson Almeida. Ele, que também anda de bicicleta aos finais de semana, pede aos demais ciclistas que tenham a consciência de pedalar com segurança. “Em um acidente o ciclista, fora da faixa, vai se dar mal e ainda ser o provável culpado pela colisão”, lembrou.

Você também poderá gostar

Campanha vai englobar diversos temas relacionados ao trânsito

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.