conecte-se conosco

Litoral

Corpo de Bombeiros forma 17 guardas-vidas civis voluntários em Matinhos

Os alunos passaram por 530 horas/aula e cumpriram atividades teóricas e práticas

Publicado

em

A integração entre o 8.º Grupamento de Bombeiros com a comunidade ficou ainda mais entrelaçada com a formatura de 17 guardas-vidas civis voluntários que se dispuseram a aprender técnicas de salvamento e resgate no mar e auxiliar os bombeiros militares nas missões na praia durante o Verão Paraná 2016/2017. Conforme informado pela Assessoria de Imprensa da PMPR, a formatura de encerramento do Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis Voluntários foi na manhã de sexta-feira, 3, no quartel do 8.º GB de Matinhos.

O comandante do 8.º Grupamento, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, explica que foi uma oportunidade para a comunidade fazer parte do Corpo de Bombeiros e extrair conhecimento para a segurança na areia. “É um projeto fantástico em que conseguimos trazer pessoas da comunidade para trabalhar conosco, para aprender técnicas, pois atuar com a prevenção é até mais importante do que fazer o salvamento. O conhecimento que eles desenvolveram conosco pode ser compartilhado em seus grupos sociais e familiares e isso vai ajudar a salvar mais vidas. Vale ressaltar que eles trabalharam conosco atendendo as pessoas durante o período de verão nas praias, fortalecendo a prevenção e o serviço de proteção do Corpo de Bombeiros”, disse.

Os alunos passaram por 530 horas/aula e cumpriram atividades teóricas e práticas ao longo de três meses de curso, desenvolvendo habilidades, conceitos e doutrinas sobre a missão de guarda-vidas e o compromisso de proteger a sociedade a qualquer custo, por toda a vida. Os três primeiros lugares do curso (Chistopher Henrique Vilinski, Gustavo Henrique Blum e Rafael Soares, respectivamente) foram homenageados e receberam, além do certificado de conclusão do curso, um apito, símbolo da atividade de guarda-vidas.

“Muito legal, é gratificante fazer o curso, tivemos o apoio da população, os próprios banhistas agradeciam o nosso trabalho. A nossa capacitação foi muito boa, os bombeiros militares exigiram bastante do nosso grupo para na hora fazer tudo certo, sem erros, para cada dia salvar mais vidas”, disse o guarda-vidas civil Blum.

O primeiro colocado geral, Christopher Vilinski, destacou que sempre admirou o trabalho do Corpo de Bombeiros e o grande sonho de fazer parte da corporação. “Eu estudei no Colégio da Polícia Militar, sempre fiz atividade física e procurava ajudar as pessoas. Conheci as atividades do Corpo de Bombeiros e decidi que era isso que queria para minha vida, pois é um trabalho muito digno e valoroso”, completou.

Uma das três mulheres que participaram da capacitação foi Juliana de Abreu Rocco, que aponta a qualificação profissional como o marco dos ensinamentos recebidos. “O conhecimento técnico, a habilidade de fazer um salvamento aquático e conhecer melhor o mar, identificar os perigos que as ondas podem esconder para garantir tanto a nossa segurança quanto das pessoas que estão na praia”, ressaltou.

FOTO: Soldado Augusto

 

Publicidade


Em alta