NIPO ESCOLHE NOVA DIRETORIA
Foi realizada na noite de terça-feira, 28, uma reunião para a escolha da nova diretoria da Associação Cultural Nipo Brasileiro de Paranaguá, para a gestão 2017 a 2019 e, por unanimidade, Julio Cezar Akira Furusawa assume a presidência a partir do dia 1.º de abril, conforme estatuto. A cerimônia de posse está sendo marcada para as próximas semanas, oportunidade em que serão apresentados os diretores de departamento. Confira como ficou composta a nova diretoria:
– Presidente: Julio Cesar Akira Furusawa
– 1.º vice-presidente: Sergio Y. Suzuki
– 2.º vice-presidente: Kowashi Nakamura
– 3.º vice-presidente: Mauro Yoshinori Mori
– 1.º Secretário: Ricardo Akira Hoshina
– 2.º Secretário: Ricardo M Fujimaki
– 1.º Tesoureiro: Jiro Massuda
– 2.º Tesoureiro: Laudo Higuchi
CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza na quinta-feira, 30, a IV Audiência Pública com o tema “Adolescente em conflito com a lei”. A ação será nas dependências do Sesc Paranaguá. O evento será nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 16h, e terá como palestrantes: Dra Pâmela Dalle Grave Flores e Dra Renata Sordi Lopes de Paiva, juíza e promotora da Vara da Infância e da Juventude de Paranaguá. Toda população está convidada para participar da audiência. O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069/1990 – é reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados Diplomas Legais dedicados à garantia dos direitos da população infantojuvenil.
COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO DA PINHA E DO PINHÃO VÃO COMEÇAR
A partir do dia 1.º de abril, estão liberadas a colheita e a comercialização do pinhão que possui um consumo tradicional, neste período, principalmente no Sul do País. É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para a reprodução da espécie. A fauna também se alimenta da semente. Por isso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vem alertando que a colheita e a comercialização da semente é permitida no Estado somente a partir de 1.º de abril. As normas e as instruções para a colheita, transporte e comercialização do fruto estão estabelecidas na portaria do IAP n.º 046/2015. O objetivo da regulamentação é garantir o consumo sustentável de forma a garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção e símbolo do Paraná.
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.