Os estudantes do 8.º ano A da Escola Estadual Faria Sobrinho tiveram uma aula diferente. Ao mesmo tempo em que aprenderam sobre o gênero textual, fizeram pizzas.
A professora Marcia Tavares Martins trabalhou com a turma o gênero textual instrucional “receita”.
“Quando compramos um eletrodoméstico, precisamos ler, atentamente, o manual de instruções, se quisermos utilizar, com eficiência, esses aparelhos. Esse gênero textual é chamado de instrucional”, explica a professora.
As principais características deste gênero são clareza e funcionalidade, para que os leitores consigam pôr em prática as instruções com facilidade e rapidez. “Pôr em prática, foi isso que fizemos com os alunos do 8.º A da manhã. Depois de estudarmos os textos instrucionais e suas características, escolhemos um para nos aprofundar melhor: a receita. E fizemos pizzas”, conta.
Estudantes elboraram várias pizzas seguindo as instruções
Após atividades e planejamentos relacionados ao gênero em estudo, chegou o tão esperado dia: “o dia da pizza”. Os alunos, organizados em equipes, com a ajuda das funcionárias que atuam na cozinha da escola, prepararam pizzas de sabores variados.
De acordo com a professora Márcia Tavares, foi um projeto que conciliou ao mesmo tempo a teoria e prática porque eles tiveram que ler as instruções para fazer.
“E tudo foi devidamente registrado e anotado para, nas aulas seguintes, em equipes, serem feitos os relatórios a respeito da prática realizada. Mesas com toalhas, pratinhos, talheres, sucos, molhos, pizzas doces e salgadas. Foi uma manhã muito diferente e, obviamente, saborosa”, finaliza.