A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitados), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de recicláveis, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Já há algum tempo acontece em Paranaguá a coleta seletiva de materiais recicláveis. Todas as semanas, caminhões que realizam esse trabalho passam por todos os bairros para recolhimento desse material. “Temos mapeado todos os bairros no município onde a coleta é realizada tanto a convencional como a seletiva e o que fizemos agora para poder incrementar a coleta seletiva e incentivar mais a população a separar o lixo, foi deixar dias diferenciados para a coleta seletiva e para a convencional”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura. “Hoje no site da prefeitura, www.paranagua.pr.gov.br há dois links no canto direito onde há o calendário com o mapa que o morador pode consultar e saber qual dia o caminhão passa em seu bairro”, orientou Moura.
Hoje são seis caminhões que realizam a coleta seletiva nos bairros da cidade. A empresa terceirizada Paviservice realiza o serviço.
CONSCIENTIZAÇÃO
Conforme o secretário, a coleta já existe há algum tempo. “O que estamos fazendo desde janeiro por determinação do prefeito Marcelo Roque é incrementar esse trabalho de coleta seletiva. Para minha surpresa, o lixo reciclável não era pesado no município então iniciamos a pesagem neste ano e até o mês de julho, poderemos saber com dados concretos se os munícipes estão separando o lixo ou não”, comentou.
O lixo reciclável recolhido é encaminhado a duas cooperativas de reciclagem em Paranaguá. “Todo o material é encaminhado para duas cooperativas, uma localizada na Vila Santa Maria e outra na Ilha dos Valadares, com isso conseguimos adequar o ambiental com o social”, frisou. De acordo com o secretário, os materiais reciclados mais coletados são garrafas PET, papel e plástico em geral.
Confira os dias da semana que a coleta seletiva passa em seu bairro:
Setor A – Terças-feiras e sábados
Vila Horizonte, Vila Itiberê, Correia Velho, Jardim Eldorado e Aeroporto.
Setor B – Terças-feiras
Vila São Jorge, Vila Primavera, Vila do Povo, Emboguaçu, Jardim Araçá e Vila Paranaguá.
Setor C – Sábados
Jardim Iguaçu, Itiberê, Vila Santa Helena.
Setor D – Quintas-feiras
Jardim Araçá e Porto dos Padres.
Setor E – Quintas-feiras
Vila Ruth, Vila Cruzeiro e Serraria do Rocha.
Setor F – Sábados
Beira Rio, Vila Guarani, Portuária, Vila Alboit, Jardim Guadalupe e Bairro Industrial.
Setor G – Segundas e quartas-feiras
Jardim Alvorada, Bockmann, Palmital, Raia, Estradinha e Ponta do Caju.
Setor H – De segunda a sábado
Leblon, Bockmann, Alto São Sebastião, Tuiuti, Campo Grande e Centro Histórico.
Setor I – Quartas e sextas-feiras
29 de Julho, João Gualberto, Costeira e Oceania.
Setor J – Terças-feiras
Ilha dos Valadares
Setor K – Quintas-feiras
Alexandra
Setor L –Sextas-feiras
Jardim Esperança, Vale do Sol, Jardim Paraná e Vila Garcia.
Setor M – Quartas-feiras
Jardim Paranaguá, Ouro Fino e Jardim Paraná.
Setor N – Sextas-feiras
Vila Divineia, Nilson Neves, Jardim Yamaguchi e Vila dos Comerciários.
Setor O – Segundas e quartas-feiras
Parque São João, Jardim América e Jardim Guaraituba.
Setor P – Segundas e sextas-feiras
Santos Dumont e Vila São Vicente.
Setor Q – Segundas-feiras
Parque Agari, Jardim Samambaia, Casa da Família e Labra.