No fim de semana, atracou no Porto de Paranaguá o navio de passageiros MS Hamburg, trazendo mais de duas centenas de visitantes para conhecer os encantos do município, momento propício para divulgar bem as belezas e atrativos para o mundo.
O turismo é uma maneira inteligente de investir, tanto que é comumente chamado de "indústria sem chaminés", ou seja, a forma de atrair aportes na economia e geração de empregos sem que haja poluição, ou mesmo desestruturação nos pontos turísticos do local visitado.
No domingo, os turistas, a maioria formada por alemães, puderam apreciar um pouco da cultura parnanguara, pois já foram recepcionados por apresentações de fandango, bem como tendo acesso a instrumentos importantes da cultura caiçara, como a rabeca. Além disso, houve outras manifestações artísticas como a capoeira, e a possibilidade de conhecer os espaços da cidade e desfrutar as iguarias típicas da gastronomia de Paranaguá e o tão famoso artesanato.
É preciso que haja mais investimentos no turismo em diferentes frentes, em virtude de esta ser uma das maneiras de injetar mais recursos financeiros em Paranaguá. Outro fator importante é buscar preparar melhor a cidade e seus moradores para que possam atender bem os visitantes, mostrando o verdadeiro acolhimento e receptividade da população parnanguara, deixando em quem visita a cidade o tão tradicional "gostinho de quero mais", para que possam divulgar bem a cidade dentro e fora do País e que tenham a vontade de voltar à cidade-mãe da civilização paranaense.
No fim de semana, a cidade de Paranaguá teve uma pequena mostra de como se recebe turistas e fica agora a experiência positiva para que sirva de exemplo, a fim de que haja um aperfeiçoamento maior a cada dia, melhorando o receptivo, tendo em vista que o município se torne um importante nome dentre as rotas de turismo do mundo, o que possibilitará que o município ocupe seu lugar de direito na lista de procura por viagens pelo quatro cantos do planeta.