Há 18 anos viajando de bicicleta, Vinícius da Silva, de 31 anos, estava indo para o Peru, quando teve sua viagem interrompida, ao chegar em Paranaguá. Na noite de quarta-feira, 2, ele chegou à cidade e, enquanto dormia, no Terminal Urbano Rodoviário, teve sua bicicleta canadense, de cor azul, com vários adesivos, furtada, junto com três bolsas contendo barraca, GPS, documentos e outros objetos.
Na sexta-feira, 4, ele esteve na redação da Folha do Litoral News, pedindo providências das autoridades municipais. “Eu queria seguir, mas fiquei sem bicicleta e tudo que tinha foi levado também. Espero que possam me ajudar a reaver o que foi furtado ou que possa continuar a viagem com outra bicicleta”, disse.
Vinícius é natural do Amapá e reside no Estado do Amazonas. Ele contou que já viajou de bicicleta por 17 países e já teve mais de 20 bicicletas furtadas, mas todas em território nacional. Em Paranaguá, ele registrou um boletim de ocorrência sobre o furto na 1.ª Subdivisão Policial e se encontrava hospedado em um hotel da cidade, por conta da prefeitura municipal, mas pretende voltar para a estrada o mais breve possível. “Eu gostaria de conseguir uma nova bicicleta para seguir viagem”, disse ele.
Desde 1999 Vinícius pedala sozinho pelo Brasil e outros países. A aventura começou em 1999, quando a família dele morreu em um acidente de barco. Na ocasião, o ciclista foi o único sobrevivente. Desta vez, o projeto dele é chegar à cidade peruana de Machu Pichu.