O Sesc Paraná aderiu à Campanha Agosto Azul, criada em 2012 pelo Governo Estadual, e durante todo o mês de agosto, desenvolverá ações preventivas e educativas através de suas unidades, todas visando à saúde integral do homem e a uma mudança cultural, para que eles procurem atendimento de um profissional da saúde antes que doenças se manifestem. Neste ano, o tema é “Pai, seja presente!”.Vinte e quatro unidades do Sesc em todo Paraná desenvolverão atividades de conscientização no Agosto Azul.
Em Paranaguá, algumas atividades já foram realizadas na quinta-feira, 10, e outras ocorrerão no dia 20 de agosto. Katiane Machado Arndt, técnica de atividades em educação e saúde no Sesc Paranaguá, contou que ontem, 10, foram realizados testes de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial. “Um dos maiores índices de doenças entre os homens é a saúde do coração. Infelizmente sabemos que muitos homens acabam negligenciando um pouquinho sua saúde, então estamos realizando esse trabalho”, destacou.
À noite, no mesmo dia, ocorreu palestra. “Durante todo o dia realizamos os testes e, às 19h, ocorreu uma palestra falando sobre como estão os índices, o que mudou desde as primeiras campanhas do Agosto Azul e onde estão ainda os maiores riscos para os homens”, comentou.
Katiane lembrou que no dia 20, novas atividades ocorrerão. “Na unidade Sesc de Paranaguá retornaremos com a realização dos testes de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial no dia 20 de agosto em um evento chamado Dia em Família. É um evento aberto. Um domingo para que todos possam vir ao Sesc com tranquilidade”, informou.
Além das atividades na unidade, o Sesc também está realizando ações em empresas. “É muito importante que o homem cuide de sua saúde. Nossa função aqui é dar um alerta, um despertar de sua curiosidade para a sua própria saúde. Infelizmente o homem deixa de lado esse cuidado. Não é à toa que a campanha da Secretaria Estadual de Saúde este ano tem como tema Pai, seja presente! Para que os pais se cuidem e também passem aos seus filhos a necessidade e importância desse cuidado com a saúde”, destacou.