conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil incinera cerca de 400 quilos de drogas em Paranaguá

Valor de maconha, crack e cocaína destruídos equivale a R$ 1,3 milhão no mercado do tráfico

Publicado

em

Durante a tarde de quinta-feira, 20, a 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá (1.ª SDP) realizou uma diligência de incineração de cerca de 400 quilos de drogas apreendidas somente em Paranaguá, nos últimos meses. A ação, que contou com a presença do delegado-chefe da 1.ª SDP, Rogério Martin de Castro, e do delegado-adjunto, Nilson Diniz, foi realizada em forno de uma empresa do município. Com a operação, segundo a Polícia Civil, as forças policiais impediram que circulasse no mercado do tráfico cerca de R$ 1,3 milhão em drogas, ocasionando indiretamente a redução de crimes de furto e de homicídio no município, por serem itens relacionados ao tráfico de entorpecentes.

“Isto demonstra que os órgãos responsáveis pela segurança pública, as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), estão trabalhando para reprimir o tráfico de entorpecentes. Foram cerca de 400 quilos de drogas incineradas, entre elas 322 kg de maconha, 42 kg de crack e 26 kg de cocaína, que foram, desta forma, retirados de ruas, ocasionando que menos usuários adquiram estes entorpecentes e as associações criminosas fiquem também enfraquecidas pelo prejuízo financeiro”, afirma o delegado-adjunto, Nilson Diniz.

De acordo com ele, com a incineração dos entorpecentes quem ganha é o cidadão de Paranaguá. “Assim os cidadãos deixam de ser vítimas de furtos, que são atividades ilícitas vinculadas ao tráfico de drogas e se diminui também o índice de homicídios, pois 95% dele possui relação direta com o tráfico. Esta ação repressiva possibilita não só a diminuição do tráfico de drogas, como também outros crimes que possuem relação direta com esta atividade ilícita”, explica Diniz.

“Toda a droga foi oriunda de procedimentos das polícias Civil e Militar e GCM. Todo o material foi apreendido e armazenado no cartório da 1.ª SDP, após emissão do laudo pericial. Participou da incineração toda a equipe de policiais civis de Paranaguá, por questão de segurança, ao lado de equipe da Vigilância Sanitária Municipal”, explica o delegado-adjunto, destacando que o Poder Judiciário e o Ministério Público do Paraná também foram comunicados da diligência.

O delegado Nilson Diniz afirma que com a ação uma grande quantidade de droga que foi totalmente apreendida em Paranaguá deixa de ser vendida, consumida e deixou de lesar inúmeros bens jurídicos. “Não é só a repressão ao tráfico, tudo isso gera redução de inúmeros outros crimes. Esta ação é imprescindível para que Paranaguá volte a ter um patamar aceitável de índices criminais”, finaliza.

 

Publicidade


Em alta