conecte-se conosco

Cultura

Atleta de Paranaguá lança livro sobre karatê

Estudante Cecília Leal é faixa preta na modalidade esportiva

Publicado

em

O livro “Aos Olhos de um Tigre”, a Filosofia do Karatê Goju Ryu, escrito pela jovem Cecília Leal e Aníbal de Jesus Severo (coautor), será lançado em Paranaguá no sábado, 7, a partir das 17 horas, na Livraria A Página, no Estação Mall. A obra conta as técnicas, filosofia e origem do Karatê-Do, em especial, ao estilo Goju-Ryu. 
A escritora fala sobre como nasceu a ideia de escrever sobre o karatê e sua filosofia. “Comecei a treinar karatê com o Mestre Aníbal desde os cinco anos e agora tenho 18. Depois de publicar com uma editora independente uma saga de quatro livros, planejei continuar uma ideia de um ano antes, quando procurava me aprofundar nas artes marciais, a de escrever uma obra sobre o Karatê-Do, sobretudo, meu estilo, Goju-Ryu. Apresentei a ideia ao Sensei Aníbal, uma vez que eu já iniciara a obra, e ele me apoiou”, destaca Cecília, enfatizando que o livro surgiu também após compreender a escassez de obras que apresentassem de forma sucinta, as informações sobre a história, técnica, formalidades e filosofia do Karatê. O livro será distribuído em todo Brasil, Angola, Cabo Verde e Portugal.

“Tais informações, para mim, eram imprescindíveis aos atletas que iniciavam e treinavam comigo e também para mim mesma. Meu Mestre investiu em dispor de seu tempo e me forneceu mais material de pesquisa, e eu continuei meu trabalho. Estava em meu último ano no colegial e a dedicação ao livro teve de coexistir com as demais aulas, competições e vestibulares presentes em minha vida. Apesar dos inconvenientes que por acaso abriram muitas outras oportunidades para mim, após nove meses de pesquisa, concluí meu trabalho, com a coautoria do Sensei Aníbal, e fui aceita por diversas editoras, com destaque na internacional Chiado Editora”, relata Cecília.

Aníbal Severo enfatizou a satisfação de ver o trabalho concluído. “É uma grande satisfação ver um aluno reconhecer o trabalho que é realizado. Tenho 66 anos, dos quais dediquei mais de 46 ao Karatê. É um final de carreira com chave de ouro. Fico feliz com o resultado, pois quando alunos reconhecem o professor, é como um filho reconhecer os pais, é como pensar se hoje sou um grande homem é porque recebi ensinamentos para trilhar este caminho, e a vida de todos nós é assim, e o karatê tem muito disso”, destacou Aníbal. 
O livro “Aos Olhos de um Tigre” não é apenas uma obra sobre o Karatê, mas sim uma análise a respeito da história das artes marciais, da filosofia e da técnica do estilo. Em tudo há um motivo. Perseverança, caráter, treino. A obra é uma reflexão de uma arte de vida, destaca a autora que depois de apresentar o lançamento na capital do Paraná, a pedido da editora que determinou o local, traz a obra à cidade onde tudo começou, onde sua vida começou… “Espero que compareçam todos: atletas, competidores, amigos, apoiadores, colegas, caiçaras… Conto com a presença de vocês!”, convida a autora.

AUTORA

Cecília Leal é faixa preta de Karatê, treina há mais de 12 anos, cursa duas faculdades – Direito pela FAE Centro Universitário e História Memória e Imagem pela UFPR; sobre as aulas de instrumento e línguas citadas eram, respectivamente, violão, piano, teclado, violino e bateria, inglês e espanhol; no ano de 2016 passou em mais de 13 vestibulares, sendo 9 em direito; passou em mais de 4 concursos de poesia, tendo seus poemas publicados em três antologias internacionais e uma nacional – estando entre os 250 melhores escritores nacionais pela quarta vez consecutiva pela Vivara Editora Nacional.

Publicidade






Em alta