O prefeito Marcelo Roque anunciou hoje (17) o pedido de suspensão da cobrança de esgoto que a Agência Reguladora fará à Paranaguá Saneamento, atual empresa de abastecimento de água.
O pedido envolve a suspensão da cobrança de esgoto em toda a Ilha dos Valadares, porque a Estação de Tratamento ainda está em fase de teste. E o pedido ainda envolve a suspensão nos demais bairros onde não há sistema de separação absoluta, o que deve atingir a 80% da cidade.
De acordo com um dos integrantes da Agência Reguladora, apenas dois prefeitos já tomaram atitudes contra a empresa de abastecimento de água. O primeiro foi Mário Roque que multou a CAB Águas de Paranaguá e o segundo é o atual prefeito Marcelo Roque que, desde janeiro deste ano, já notificou por nove vezes a empresa de abastecimento.
Desde janeiro, também, a atual administração fez encaminhamentos técnicos, jurídicos, fiscalizatórios e administrativos para chegar a este ponto de pedir a suspensão da cobrança de esgoto.
“Desde que assumimos tivemos que acompanhar a mudança da CAB Águas de Paranaguá para a Paranaguá Saneamento, e tomamos todas as atitudes possíveis para que a qualidade da água fosse melhorada”, lembrou Marcelo Roque.
O diretor geral da Central de Água, Esgoto e Serviços, Paulo Guedes encaminhou ofício ao diretor operacional da Paranaguá Saneamento solicitando que deixe de realizar a cobrança da taxa de esgoto imediatamente, onde efetivamente não haja o sistema separador absoluto.
O documento ainda foi assinado pelo diretor de fiscalização, Luciano Salmon e pelo presidente do Conselho de Regulação, Carlos Eduardo Ferla Corrêa.
Além de querer a suspensão da cobrança da taxa, Paulo Guedes informou que a Cagepar não autorizará a aplicação de reajuste tarifário, tendo em vista os atuais andamentos do processo de reequilíbrio econômico-financeiro.
Fonte: Secom/PMP
Leia mais…
Prefeito pede suspensão da cobrança de esgoto em 80% de Paranaguá