Quando comentamos no artigo anterior sobre a antiga localização do Clube Republicano, precisamente no pavimento superior do sobrado 37 da Rua do Imperador, hoje Rua XV de Novembro, ressaltamos que com a Proclamação da República em 1889, a mudança dos nomes que lembravam o império ocorreu em todo o Brasil.
Em Curitiba, a atual Rua XV de Novembro, sendo uma parte chamada de Rua das Flores, já foi chamada Rua da Imperatriz.
Em Paranaguá, no entanto, a rua XV de Novembro já passou por outros nomes, além de Rua do Imperador, tais como Rua da Alfândega, da Cadeia e da Ordem.
A mais antiga rua denominada XV de Novembro no Brasil está em Rio Negro, estado do Paraná.
Normalmente as ruas que passaram a chamar-se XV de Novembro em todo o Brasil, são ruas com valores históricos e utilizadas para o desenvolvimento do turismo, pois preservam ainda casarios coloniais. Este é o caso de Paranaguá, onde se pode observar o Teatro Raquel Costa, a Igreja da Ordem, a Casa Cecy, o Museu de Arqueologia e Etnologia (UFPR), antigo colégio dos jesuítas, o próprio Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, entre outros.
Enfim, é curioso andar pelas ruas de Paranaguá e se envolver com a história das casas e das pessoas que moraram nelas ou desenvolviam algum tipo de comércio, de atividade cultural e recreativa.
Quando começamos a ler sobre esses atributos surgem tantas informações interessantes que a rua XV de Novembro deixa de ser apenas um local onde nos deslocamos, passa a ser o palco de histórias centenárias e esse é somente um exemplo, existem outras ruas que nos transportam para outro tempo.
No IHGP existem livros que podem trazer preciosas informações, nesse caso, recomendamos a leitura da obra de Maria Nicolas: “Alma das Ruas de Paranaguá”.
Guadalupe Vivekananda Fabry
Presidente – IHGP