conecte-se conosco

Educação

EJA está com matrículas abertas até o dia 19 de janeiro em Paranaguá

CEEBJA, ao lado do Colégio José Bonifácio, é referência no Ensino de Jovens e Adultos em Paranaguá e no litoral

Publicado

em

Quatro unidades estaduais de ensino oferecem possibilidade de conclusão do Ensino Fundamental e Médio

 

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino estão abertas em todo o Paraná até o dia 19 de janeiro. Em Paranaguá, além do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), ao lado do Colégio Estadual José Bonifácio, há quatro unidades de ensino estaduais que oferecem a modalidade para jovens e adultos. Com matrículas e aulas gratuitas, a EJA é um importante instrumento de alfabetização e ensino para conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Paranaguá, além do CEEBJA, os colégios estaduais Maria de Lurdes Morozowski, Porto Seguro, Regina de Mello e Vidal Vanhoni oferecem a EJA e estão com matrículas abertas aos estudantes até o dia 19. “Para ingressar na EJA no Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos completos, e para a EJA no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos. É necessário levar original e fotocópia de documento de identificação”, afirma a assessoria da Seed.

Além do CEEBJA, colégio Vidal Vanhoni e outras três unidades de ensino estaduais oferecerão o EJA em Paranaguá

 

Ainda de acordo com informações do Estado, é possível se matricular em quatro disciplinas de cada vez, sendo que no Ensino Fundamental constam as opções de matérias de Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática e no Ensino Médio estão presentes para escolha do aluno as disciplinas de Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. “O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, no mínimo, um ano e meio. A matrícula e as aulas são gratuitas”, explica a Seed.

Segundo informações da pasta de Educação, para que os estudos sejam concluídos, o estudante pode, inclusive, aproveitar resultados obtidos no ensino regular cursado de forma prévia à modalidade EJA. Para isso, basta apresentar histórico escolar, exames da EJA online da Seed ou então exames nacionais como Enem ou Encceja em anos anteriores a 2017. “A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada a toda pessoa que não pôde concluir seus estudos na idade certa, por qualquer motivo, e agora deseja voltar à sala de aula e obter sua certificação. A metodologia e os materiais didáticos são voltados para melhor atender a esse público”, complementa a assessoria da Seed.

Informações sobre a EJA e sobre o período de matrículas podem ser obtidas no telefone (41) 3423-4289. 
 

Publicidade


Em alta