Agentes da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega (SAVIG) da Receita Federal do Porto de Paranaguá apreenderam no final da manhã de quinta-feira, 9, cerca de 454 quilos de cocaína, que estavam escondidos em um contêiner que seria embarcado para o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Foi a primeira apreensão do entorpecente em 2020 no Porto de Paranaguá.
Os tabletes com a droga estavam escondidos dentro de bolsas de viagens, colocadas junto à carga de bobinas de papel.
RIP-ON/RIP-OFF
O método utilizado pelos traficantes internacionais para enviar a droga para a Europa é conhecido como rip-on/rip-off, quando as bolsas, ou tabletes, com cocaína são colocados, clandestinamente, junto com a mercadoria, no interior do contêiner pouco antes do embarque, sem o conhecimento do dono da carga.
PILHAS
O contêiner onde os tabletes de cocaína foram encontrados estava na parte de cima de uma pilha, indicando que os traficantes internacionais tiveram que escalar as estruturas para introduzir as bolsas com a droga no interior do contêiner. O entorpecente foi encontrado durante o trabalho rotineiro de fiscalização realizado no terminal.
1.ª APREENSÃO
Esta foi a primeira apreensão de cocaína no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá em 2020.
Em 2019, os agentes da SAVIG realizaram 27 apreensões da droga no terminal portuário, totalizando mais de 15 toneladas do entorpecente.
Toda a droga apreendida é encaminhada para a sede da Polícia Federal em Curitiba, que segue com as investigações.
Com informações e fotos: Receita Federal do Brasil