O trabalho começa no Banho a Fantasia e segue durante toda a programação
Para oferecer proteção às crianças e adolescentes em Paranaguá, o Conselho Tutelar irá atuar durante toda a programação de Carnaval. Os trabalhos começam neste domingo, 4, no tradicional Banho de Mar a Fantasia.
A presidente do Conselho Tutelar em Paranaguá, Camila do Rocio Lacerda Correa, afirma que os cinco conselheiros estarão de plantão durante os festejos. “Vamos abordar os pais que estiverem com crianças e alcoolizados. Se houver situação de risco vamos retirá-las. O pessoal que estiver vendendo bebida alcoólica para menores também serão autuados. Vamos trabalhar em conjunto com a Polícia Militar”, afirmou Camila.
Um espaço dedicado para receber as crianças que forem retiradas de situações de risco será implantado nas proximidades das festas, conforme a presidente.
ATUAÇÃO NOS DESFILES
A abordagem dos conselheiros se estende para os outros dias de festa, como nos desfiles de escolas de samba e também nos bailes em clubes particulares. “Há uma portaria que diz que criança e adolescente não pode desfilar, somente com autorização judicial. Essa autorização precisa ser apresentada na hora, com a credencial”, frisou a presidente do Conselho Tutelar.
Os presidentes das escolas de samba recebem orientações sobre como devem proceder para conseguir essas autorizações. “Há uma reunião com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Se estiver com a autorização e estiver com o pai ou responsável e com o crachá, não tem problema”, explicou Camila. Caso uma criança ou adolescente não esteja com a autorização e for abordada pelo Conselho Tutelar, a escola e os pais serão autuados.
VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA
Os estabelecimentos comerciais não são autorizados a vender bebida alcoólica para menores de idade, e a abordagem também acontecerá nestes locais. Para isso, é necessário que os vendedores sempre peçam o documento de identidade. Assim como o comércio, os adultos que oferecerem bebida a menores também serão autuados.
O Conselho Tutelar em Paranaguá está localizado na Rua Roberto Barroso, n.º 80
“A maior falha nesta época é a venda de bebida alcoólica. Vemos muitos casos no Pronto Atendimento e no Hospital Regional, resultado de brigas em função da embriaguez. Se pegarmos um jovem maior vendendo para o menor de idade, ele será detido e terá que responder por isso”, esclareceu Camila.
DENÚNCIAS
Neste Carnaval, toda a população que se deparar com crianças e adolescentes em situação de risco, inclusive de exploração e abuso sexual, pode denunciar pelo telefone (41) 99207-9514. O telefone é do plantão do Conselho Tutelar e estará à disposição 24 horas. O número também pode ser utilizado para denúncias fora do período de Carnaval. O alerta também pode ser feito através do Disque 100 ou diretamente na sede do Conselho, localizada na Rua Roberto Barroso, n.º 80.
“A pessoa precisa relatar a localidade exata e o nome da criança e dos pais, se souber. Se a denúncia for para abuso sexual vamos junto com a Polícia Militar para constatar o flagrante. É um trabalho em conjunto bastante importante”, enfatizou a presidente do Conselho Tutelar.