No dia 5 de fevereiro começam as aulas do ano letivo de 2020 nas escolas municipais e estaduais de Paranaguá. Os professores retornam antes às unidades para o planejamento que prepara para as atividades que serão realizadas durante todo o ano. As unidades já se preparam para receber os alunos, realizando serviços de manutenção neste período que antecede o início das aulas.
Rede municipal
Os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá retornam no dia 3 de fevereiro. Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, nos primeiros dois dias os professores passarão por momento de formação e reunião nas unidades para planejamento do início do ano letivo com as crianças. Algumas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passam por ampliação e reforma como a Escola Maria Trindade, CMEI Milena Bonfim, CMEI Aurora e CMEI Navegantes.
Nas redes sociais, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, em visita a comunidades marítimas na terça-feira, 21, comunicou a reforma de algumas escolas situadas nessas regiões mais isoladas. Como é o caso da Escola Eulália Maria da Silva, na comunidade do Teixeira, que está em fase final de manutenção e ampliações das salas de aula. A escola na comunidade de Eufrasina também receberá, em breve, manutenção geral.
A Escola Costa e Silva, que passou por reforma e foi entregue no ano passado, estará em pleno funcionamento em 2020. A unidade contará com 140 alunos já matriculados em tempo integral. O espaço também abrange o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Rede estadual
A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Clarice Ubessi, afirmou que, neste ano, as escolas estaduais estarão com mais alunos matriculados. “No litoral, nós tivemos uma adequação no número de turmas, de acordo com a demanda das escolas, sem prejuízo no atendimento dos nossos alunos. Tivemos um acréscimo de alunos até o momento, pois no final de 2019, fechamos com 26.167 alunos entre o Ensino Fundamental e Médio e agora já temos 26.989 alunos. Além disso, ainda estamos em período de matrícula que se estende até sexta-feira, 24”, destacou Clarice.
No dia 3 de fevereiro também começa a preparação dos professores para o ano letivo. “No dia 3, cada instituição realizará suas ações de planejamento em suas dependências, sob a coordenação da equipe diretiva da instituição. No dia 4, os professores estarão reunidos por componentes curriculares com estudos direcionados para o desenvolvimento curricular, considerando os elementos que permeiam e orientam o planejamento docente”, disse Clarice.
As edições da Prova Paraná, avaliação diagnóstica de aprendizagem, já têm data marcada. Em 2020, serão aplicadas três provas: nos dias 18 e 19 de fevereiro, nos dias 5 e 6 de maio e nos dias 1.º e 2 de setembro. “Estamos com grandes expectativas quanto à aplicação da prova e aos resultados obtidos, uma vez que o NRE recebeu, por duas edições consecutivas, o destaque por melhorias nos índices de aprendizagens dos alunos”, ressaltou Clarice.
O calendário escolar de 2020 no Estado prevê recesso a partir do dia 6 de julho, com retorno às aulas no dia 22 de julho. Em dezembro, para os alunos as atividades encerram no dia 17. O dia 18 é destinado para o fechamento do ano letivo e o recesso escolar inicia no dia 21 de dezembro.
Foto: Divulgação SEED