Nos últimos dias, algumas regiões do Paraná enfrentaram temperaturas baixas, algo comum no mês de outubro, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Entretanto, a atuação de um fenômeno climático tem favorecido dias mais chuvosos, fazendo com que o tempo instável perdure por mais tempo. Trata-se da chamada “oscilação antártica”, que ocorre principalmente entre a Antártica e o sul do continente.
Dependendo da fase desse fenômeno, ele pode favorecer o deslocamento de frentes frias que, nesta época do ano, passam pelo sul do país, além de tornar os sistemas convectivos mais frequentes e persistentes. Foi justamente o que ocorreu nos últimos dias, conforme explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. De acordo com ele, a previsão é que este fenômeno continue atuando ainda na primeira semana do mês de novembro.
“A tendência é que esse fenômeno continue atuando e favorecendo que tenha mais chuvas, pelo menos na primeira semana de novembro. O mês vai começar muito parecido com o final de outubro, ou seja, temperaturas baixas, frio em alguns momentos e chuvas até significativas por várias horas”, explicou.
Agora, na segunda quinzena de novembro, a tendência é que o sol volte a aparecer, com predomínio de períodos mais secos do que chuvosos e elevação das temperaturas, ou seja, uma verdadeira “gangorra climatológica” ao longo do mês.
Kneib explicou ainda as características meteorológicas do mês de novembro. “O mês de novembro chove menos que outubro, isso quer dizer que a gente não vai ter tanta frequência de dias chuvosos. Além disso, com menos chuva, ou seja, mais predomínio de sol, o calor fica mais marcante, é um destaque do mês, principalmente no interior do estado, as faixas oeste e norte já começam a registrar vários dias consecutivos com temperaturas acima dos 3°.C”, destacou.
No Leste, na região Metropolitana e no litoral, a tendência é que as tardes e as noites não sejam tão geladas quanto as registradas ao longo de outubro.
Novembro começa diferente
Novembro já inicia de forma diferente, começando em um fim de semana com feriado, o Dia de Finados, celebrado no domingo, dia 2. Segundo o Simepar, a previsão para o sábado, 1.°, é de temporais atingindo todas as regiões paranaenses. A combinação entre alta umidade, aquecimento diurno e o aumento dos ventos em níveis mais altos da atmosfera cria condições favoráveis para a ocorrência de tempestades, com potencial para granizo e rajadas de vento em algumas localidades. A previsão também indica sensação de abafamento durante a tarde e temperaturas amenas no amanhecer.
Previsão do tempo no litoral
Em Paranaguá, não há previsão de chuva no sábado, mas sim para o domingo, dia 2. A variação térmica deve ficar entre 19.°C e 25.°C. Em Guaratuba, o sábado será de poucas nuvens, com mínima de 16°.C e máxima de 23.°C, e a chuva retorna no domingo. Já em Matinhos, a previsão é de céu claro no sábado, com temperaturas entre 18.°C e 25.°C, e possibilidade de chuva no domingo, quando os termômetros devem variar de 19.°C a 22.°C.
Com muitas nuvens, Antonina deve registrar 17.°C de mínima e 25.°C de máxima no sábado, e chuva no domingo. Em Morretes, o sábado será de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia, mínima de 16.°C e máxima de 24.°C. Já em Guaraqueçaba, o sábado será de poucas nuvens, com temperaturas entre 17.°C e 25.°C.
No site do Simepar você confere a previsão do tempo detalhada para todas as regiões do Paraná e do litoral.





