Professores de todo o Brasil já podem fazer a solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), passa a ser um símbolo oficial de reconhecimento à profissão que é base para todas as demais carreiras.
A CNBD será válida por dez anos em todo país e é considerada documento oficial, uma vez que reúne dados pessoais e profissionais dos educadores. Entre as informações, constam: nome completo, CPF, filiação, data e local de nascimento, instituição de ensino em que o professor atua e a unidade da federação correspondente, foto 3×4 do titular e um QR Code.
Só poderão solicitar a carteira professores das redes municipais, estaduais e federal de educação básica e superior, pública ou privada, que estão em exercício. A solicitação é gratuita.
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Saiba como solicitar a sua Carteira Nacional Docente
- 1. Acesse o sistema Mais Professores e faça login com a conta gov.br. Em seguida, o professor deverá clicar no botão “Solicitar CNDB”.
- 2. Se o sistema identificar que os critérios foram atendidos, ele mostrará automaticamente os dados pessoais do professor, além de informações como vínculos com instituições de ensino, filiação e estado. Nesse momento, o professor deve conferir tudo com atenção. Se estiver tudo certo, é só clicar em “Confirmar dados”. Mas, se houver algum erro, será necessário entrar em contato com a instituição empregadora para fazer a correção.
- 3. Depois de confirmar as informações, o professor deve preencher os dados de contato, como endereço completo, e-mail e telefone. Vale lembrar que todos os campos são de preenchimento obrigatório. Em seguida, é só clicar em “Confirmar” para enviar as informações.
- 4. Na próxima tela, o professor deverá enviar a foto que será utilizada na carteira. Antes disso, é importante conferir os parâmetros exigidos para o upload — disponíveis no link “Orientações para a coleta da foto”. Depois, basta selecionar a imagem e clicar em “Enviar foto”.
- 5. Em seguida, o sistema exibirá uma prévia da CNDB, com a foto e todos os dados completos. Nessa etapa, o professor deve conferir com atenção se as informações estão corretas. Se estiver tudo certo, é só clicar em “Confirmar emissão”. Esse passo precisa ser feito com cuidado, pois, depois de confirmados, os dados não poderão ser alterados. Caso haja algum erro, basta clicar em “Ajustar informações” e fazer as correções necessárias.
- 6. Por fim, o sistema disponibilizará a versão digital da carteira, que pode ser baixada na hora e já garante acesso a todos os benefícios do programa.
Com a versão digital da carteira em mãos, o professor passa a ter acesso facilitado aos serviços e benefícios oferecidos pelo programa, fortalecendo ainda mais o reconhecimento e a valorização da categoria.
O processo, todo realizado de forma online, reforça o compromisso com a praticidade e a modernização no atendimento aos educadores, tornando cada etapa mais simples, segura e acessível.





