Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

A força política de Gabriel de Lara… em Curitiba.

Oportuno registrar que Gabriel de Lara também deu início a história oficial de Curitiba

j0zkf9hy

Alessandro Pires Staniscia – Orador do IHGP

Quando se trata de tempo, tudo em nossa cidade é superlativo, aqui no litoral foi graças a intercessão de Gabriel de Lara, que este povoado foi elevado ao predicado de “Vila de Nossa do Rosário de Paranaguá”, isto em 1648.  E também erigiu o Pelourinho, com marco da justiça, em 06 de janeiro de 1646, por ordem do Rei de Portugal Dom João IV. Assim, o Pelourinho, que se encontra preservado na Praça Cívica do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, representava a posse efetiva de EL REY e símbolo da Justiça e da Lei.

Oportuno registrar que Gabriel de Lara também deu início a história oficial de Curitiba, quando em 1668, lá erigiu também o Pelourinho. Lá, como não desejava dividir o seu poder com a Câmara Municipal de lá, autêntica instituição portuguesa, para que a ordem fosse mantida, indicou o seu representante, Mateus Leme, a quem conferiu o título de Capitão Povoador, o que gerou uma situação estranha, porque Curitiba tinha Pelourinho, mas não conseguiu eleger suas autoridades.

O Pelourinho consistia em grossa coluna de Pedra ou madeira lavrada esculpido em diversas faces com as insígnias de Portugal, quatro argolas de ferro e braços para os lados, tendo no alto com um arremate um cutelo. Ali eram expostos os criminosos, mas com o correr dos tempos transformou se mais em monumento simbólico do que de justiça, onde se afixávamos editais dos ouvidores e os atos de conselho, a fim de conferir publicidade aos mesmos.

O povoado de Paranaguá foi levado à condição de Vila, por foral régio, outorgado pelo Ouvidor Geral Manoel Pereira Franco em 29 de julho de 1648.

Curitiba, somente 25 anos depois da instalação do seu Pelourinho em 1668, através de Mateus Leme, o patriarca da cidade, conseguiu a elevação do povoado ao predicado de Vila, em 29 de março de 1693, ainda que sem a outorga real, mas atendendo manifestação espontânea do povo, inconformado com o fato de não possuir autoridades constituídas. 

Sem dúvida nenhuma, este episódio da nossa história, demonstra não só a força política, mas a grande influência de Gabriel de Lara, junto ao Reino de Portugal, pois foi Gabriel de Lara que também deu início à história de Curitiba, quem sabe não tenha sido este um dos primeiros fatos, que relegou Paranaguá, para ser a Capital da Província do Paraná, com a Lei Provincial n.º 1 de 26 de julho de 1854, que estabeleceu Curitiba, como capital da recém instalada Província. Mas que demonstra o poder da organização e representação política articulada e estabelecida em nossa cidade, desde sua instalação oficial.


A força política de Gabriel de Lara… em Curitiba.Avatar de IHGP

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.

A força política de Gabriel de Lara… em Curitiba.

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar