A tradicional Festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Paranaguá, teve início no último sábado, 27, com a posse canônica de Dom Paulo Alves Romão como o 5.º Bispo Diocesano da Diocese de Paranaguá. Alcançando sua 447.ª edição em 2025 e com o tema “Virgem do Rosário, Senhora da Esperança, intercedei por nós!”, a celebração religiosa e festiva segue até o dia 7 de outubro, data dedicada à padroeira da cidade, com missas, novenas e atividades sociais.
Ao longo do domingo, 28, foram celebradas missas na Catedral e atividades no fim da tarde, como a oração do Santo Terço no Palco Tutóia, culminando na procissão até a Igreja, onde foi celebrada a missa de abertura do novenário.
Programação
De acordo com a Igreja, as novenas acontecem diariamente até o dia 6 de outubro, sempre às 19h30. No dia 7 de outubro, feriado municipal, a Catedral permanecerá aberta durante todo o dia para a oração dos devotos. Às 18h, será realizada a oração do terço, seguida pela procissão luminosa. Ao término da procissão, será celebrada a missa solene de encerramento dos festejos, presidida por Dom Paulo.


Fotos: Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá
Entre os dias 1.º e 5 de outubro, a programação festiva contará com quermesses realizadas todas as noites no entorno da Catedral, oferecendo comidas típicas e apresentações culturais. Já no domingo, 5, a comunidade poderá participar do tradicional Show de Prêmios, promovendo momentos de integração, alegria e confraternização entre os fiéis e visitantes.
Padre Emerson Zella destaca devoção à Padroeira de Paranaguá
O pároco da Catedral, padre Emerson Zella, destaca a longa trajetória de devoção à Nossa Senhora do Rosário na cidade. “Já são 447 anos que o povo de Paranaguá expressa o seu carinho, a sua fé e devoção à padroeira da nossa cidade, Nossa Senhora do Santíssimo Rosário”, afirma o pároco.

“Então, serão dias de festa, de comunhão, de muita oração, de confraternização até o dia 7 de outubro. A catedral vai estar sempre aberta para momentos de confissão, oração do Santo Rosário, do Santo Terço. Convido todos vocês a virem visitar a nossa Catedral durante esse momento dos nossos festejos”, convida o padre Emerson Zella.