A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) inaugurou, nesta segunda-feira (29), em Santos (SP), o novo prédio destinado ao Ensino Profissional Marítimo. A cerimônia contou com a presença de autoridades do executivo, judiciário e legislativo. As instalações foram construídas integralmente com recursos provenientes de emenda parlamentar da Deputada Federal Rosana Valle, em parceria com a CPSP. As obras foram iniciadas em 2023 com o propósito de modernizar e ampliar a infraestrutura de capacitação voltada à comunidade marítima.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

A nova estrutura conta com salas de aula conversíveis em auditório, refeitório, banheiros acessíveis e simuladores de navegação e operação de equipamentos, que proporcionarão treinamentos de alto nível em um ambiente seguro e realista. Outro destaque é a usina de energia solar, que garante autossuficiência energética e sustentabilidade ao empreendimento, em consonância com as práticas de preservação ambiental da Marinha do Brasil.
Para a Deputada Rosana Valle, a iniciativa representa um legado duradouro para a região. O Porto de Santos terá um centro de formação de aquaviários e de portuários com formação cada vez mais qualificada, deixando um legado para o Estado de São Paulo, afirmou.
Com a inauguração, a Marinha reafirma seu compromisso com a formação e capacitação baseadas na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica, deixando um legado duradouro e sustentável para o ensino profissional marítimo em São Paulo.




