Na sexta-feira, 12, o prefeito Adriano Ramos assinará a ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Paranaguá com o nome de Flora Neves da Graça, localizada na Ilha do Mel, em Nova Brasília. O investimento de R$ 2,8 milhões será totalmente custeada pela Prefeitura de Paranaguá, sendo que no dia a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará uma série de serviços, entre eles vacinação, aferição de pressão arterial, apresentações teatrais para crianças, entre outras ações junto à população da Ilha do Mel.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
De acordo com o município, a construção da nova unidade atende a demanda crescente por serviços de saúde na Ilha do Mel, beneficiando também turistas que visitam o local, um dos principais pontos turísticos do Paraná. “Estamos investindo em uma unidade moderna, planejada para atender não só os moradores da Ilha, mas também os visitantes que fazem parte da nossa realidade. A saúde é prioridade e essa obra simboliza o compromisso do nosso governo em oferecer um atendimento digno, acessível e de qualidade para todos”, afirma o prefeito Adriano Ramos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, a nova estrutura permitirá avanços significativos no setor. “A atual unidade já não atende às necessidades da comunidade, tanto em espaço quanto em condições físicas. A nova UBS será adequada às normas sanitárias e de acessibilidade, garantindo segurança e conforto para usuários e profissionais. É um ganho enorme para a saúde da Ilha do Mel”, destaca.
Ação da Semsa
De acordo com a Semsa, no dia da assinatura da ordem de serviço a pasta também realizará diversas ações junto à comunidade. “Durante a manhã, haverá vacinação contra sarampo, febre amarela, dengue e gripe, além de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites. Também serão realizados aferição da pressão arterial, medição da glicemia e apresentações culturais, como teatro para crianças, com a presença especial do personagem Zé Gotinha”, detalha a assessoria.
Sobre a estrutura

“A nova unidade, que substituirá a estrutura atual já deteriorada, terá 487,3 m² de área construída. O projeto prevê recepção ampla, consultórios médicos, odontológico e ginecológico, salas de vacinação, observação, curativos e aplicação/inalação, além de farmácia, setor administrativo e dormitórios para os profissionais de saúde, entre outros ambientes”, afirma a Prefeitura de Paranaguá.
De acordo com o município, a empresa vencedora, Dok Engenharia e Construtora Ltda, terá prazo de 210 dias corridos para concluir a obra após a emissão da Ordem de Serviço. “A atual unidade, localizada no mesmo lote, será demolida devido às limitações estruturais. Segundo análises técnicas, a reforma não seria viável diante dos vícios construtivos e da falta de espaço, o que compromete a capacidade de atendimento”, destaca.
Fortalecimento da Estratégia Saúde da Família
“Com a nova estrutura, será possível ampliar a Estratégia Saúde da Família, fortalecer ações de prevenção e garantir maior resolutividade no atendimento primário, fundamental para reduzir deslocamentos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A obra também representa um reforço ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Paranaguá, alinhado aos princípios de universalidade, integralidade e equidade”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom





