O Aquário de Paranaguá vai passar por um processo de manutenção e melhorias ao longo de um ano, graças a uma parceria inédita firmada com a empresa pública Portos do Paraná. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 8, pela gestora do Aquário, Camila Virga Ferraz Meira, e pelo gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Trevisan.

A Portos do Paraná está investindo na manutenção e reforma de dois recintos do Aquário de Paranaguá. Os espaços “Oceano” e “Pinguinário” receberão equipamentos, pintura, manutenção e ambiente imersivo para os visitantes. “No Pinguinário, por exemplo, será feito o polimento do vidro para melhor visualização dos pinguins, iluminação e criação de um ambiente imersivo na Patagônia, local onde a espécie vive. Também será feita a compra de alguns equipamentos que vão ajudar no sistema de filtragem do principal espaço do aquário, o Oceano”, explicou a Portos do Paraná.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
INVESTIMENTOS NOS PRINCIPAIS RECINTOS
O projeto de revitalização prevê melhorias no tanque Oceano, o maior do aquário, e no pinguinário, que abriga três pinguins-de-Magalhães resgatados e impossibilitados de retornar à natureza. Entre as ações imediatas estão o polimento dos vidros do pinguinário e a aquisição de novos equipamentos para o tanque Oceano.

De acordo com Camila Meira, além de garantir mais bem-estar aos animais, as intervenções também vão aprimorar a experiência dos visitantes. “O público já nos primeiros meses vai conseguir perceber uma diferença significativa nos ambientes”, destacou.
MAIS INTERATIVIDADE E NOVAS ATRAÇÕES
A proposta é que, ao longo do próximo ano, o espaço se torne ainda mais atrativo, oferecendo maior interatividade com os ambientes e novidades no tanque Oceano. Segundo a gestora do local, até o fim de 2025 devem ser anunciadas novas espécies e atrações.

Além dos peixes, os visitantes encontram no aquário: jacarés, lagartos, cobras e aves, compondo uma experiência diversificada para todas as idades. O espaço também promove apresentações com a sereia em datas especiais, divulgadas nas redes sociais do aquário.
PORTOS DO PARANÁ INICIA PROJETO DE APADRINHAMENTO
Para a Portos do Paraná, a parceria marca o início de um programa de apadrinhamento dos recintos do aquário. “Esse patrocínio está alinhado ao nosso planejamento estratégico de sustentabilidade e de fortalecimento dos princípios ESG na empresa pública. O aquário é o principal ponto turístico da cidade e desempenha um papel fundamental na educação ambiental. Para nós, é gratificante contribuir”, afirmou o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Trevisan.

Segundo ele, a ação fortalece o vínculo entre porto e cidade, reforçando o compromisso da empresa pública com o meio ambiente e a comunidade local. “O Porto, ele tem que fazer parte do território da cidade onde ele está envolvido. Então, é importante ter essa oportunidade de patrocinar o Aquário, que é o principal ponto turístico aqui visitado da cidade, que leva ações de educação ambiental, então, pra nós, eu acho que é muito gratificante a gente ter formalizado esse patrocínio”, finalizou.
FUNCIONAMENTO
O Aquário de Paranaguá funciona todos os dias (inclusive feriados), de segunda a segunda, das 10h às 18h. A bilheteria encerra as atividades às 17h30.

AQUÁRIO DE PARANAGUÁ
Localizado no Centro Histórico, o Aquário de Paranaguá tem dois mil metros quadrados de área e é voltado para a educação ambiental e a preservação da natureza. O espaço é administrado pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a iniciativa privada.
O espaço conta com quase 30 tanques, com peixes de várias espécies, tanto marinhos quanto de água doce. Ele simula ambientes presentes no Litoral do Paraná, como manguezais, recife de corais, praias arenosas e costão rochoso.

Além dos peixes, tem também três pinguins-de-Magalhães, resgatados no litoral de São Paulo, répteis e quelônios apreendidos pelo IAT, com cobras, jacaré, jabutis e outros animais.





