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Infraestrutura

Aumento do calado no píer da Cattalini promove ganho operacional

Berço externo passou de 12,5 metros para 12,8 metros

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A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço externo do seu píer privativo de 12,5 metros para 12,8 metros. A alteração foi autorizada no dia 21, após ser tecnicamente avaliada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), pela Portos do Paraná e pela Praticagem.

“O incremento tem impacto direto na capacidade de carga dos navios em operação no píer da Cattalini com ganho potencial de movimentação de aproximadamente 2.100 toneladas de granéis líquidos por navio”, declarou o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.

O berço externo do píer privativo da Cattalini tem capacidade operacional para receber navios com até 70 mil de DWT e 229 metros de LOA. Segundo Lucas Guzen, gerente comercial sênior da Cattalini, o aumento do calado agilizará as operações e reduzirá o custo do frete.

“O aumento do calado é fruto dos constantes investimentos em campanhas de dragagem e da maior capacidade operacional do terminal. Realizamos constantes investimentos em segurança, tecnologia, infraestrutura e dragagem atuando com respeito às pessoas e ao meio ambiente. O novo calado proporcionará, com segurança, a otimização do uso do berço e uma maior satisfação dos clientes”, considerou.

O píer da Cattalini conta com dois berços de atracação, o interno com 11,5 metros de calado e o externo, recentemente ampliado, com 12,8 metros. “Não podemos deixar de destacar os esforços da Portos do Paraná no avanço das melhorias no canal de navegação e o profissionalismo com o qual esta Autoridade, a Capitania dos Portos e a Praticagem trataram o pleito”, salientou Fernando Pereira dos Santos, gerente de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ).

Tecnologia

O píer privativo da Cattalini possui um sistema de monitoramento de atracação de navios a laser, inédita no Porto de Paranaguá, que faz a leitura de dados durante a aproximação de atracação do navio ao píer. Um painel indicador informa a velocidade e a distância do navio em relação ao berço de atracação, contribuindo para que as manobras sejam executadas com a máxima segurança e agilidade.

Além do painel, estão instalados semáforos com luzes indicativas verde, amarelo e vermelho que orientam visualmente os limites de velocidade de aproximação para atracação. “Todos esses investimentos feitos pela Cattalini buscam oferecer confiabilidade e agilidade à atividade portuária, a segurança dos trabalhadores e a conservação da infraestrutura do píer”, declarou Carlos Katsuji Ichi, gerente operacional sênior.

A Cattalini igualmente investiu na infraestrutura do píer com a instalação de novos dolfins e defensas, a fim de permitir a atracação dos navios com maior potencial de carga.

Inovação e segurança

As melhorias operacionais no píer da Cattalini também foram conquistadas a partir do emprego de novas tecnologias para o monitoramento das condições ambientais e meteorológicas como a Plataforma Sismo – Hidromares. Um moderno sistema que fornece em tempo real dados sobre velocidade e direção das correntes marítimas e dos ventos.

Além disso foi instalado um marégrafo para monitoramento do nível e do comportamento das marés, homologado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Segundo Lucas Guzen, os dados são disponibilizados e integrados ao sistema Webpilots. “Esse sistema é utilizado pela Praticagem e melhora significativamente a segurança das manobras dada a sua alta confiabilidade e disponibilidade”, salientou.

Soma-se a este conjunto a Plataforma Medusa – Argonáutica, um moderno sistema integrado das previsões meteorológicas para o horizonte de 07 dias de antecedência. “Com esses sistemas, tornou-se possível sinalizar antecipadamente eventuais condições climáticas adversas, permitindo maior segurança e eficiência durante as atracações e operações marítimas”, frisou Guzen.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cattalini

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