Na tarde de terça-feira, 19, o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, tomou posse como presidente da Junta Militar do município, juntamente com a secretária empossada, Laís Pires Costa. Na ocasião, o prefeito realizou o juramento perante as bandeiras municipal, estadual e nacional, e assinou o termo de posse. A cerimônia ocorreu no gabinete da Prefeitura, com a presença da vice-prefeita, Fabiana Parro; da primeira-dama, Patrícia Banvakiades; do major Alexandre Pinhão, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba e quem também assinou o termo; além de outros militares, secretários, servidores municipais, vereadores e demais autoridades.
O prefeito Adriano Ramos, que serviu ao exército no ano de 1987 no 20.ª Batalhão de Infantaria Blindado, destacou que a cerimônia foi um momento especial e ressaltou a importância da integração entre a prefeitura e a Junta Militar.
“Passou um filme na minha cabeça, porque eu tive o prazer de servir ao exército no 20.ª Batalhão de Infantaria Blindado. Então, hoje ser presidente da Junta Militar é realmente uma honra, é um momento bem especial, que fica gravado na história política. A integração da prefeitura com a Junta Militar aqui no município é de extrema importância, porque a gente precisa ter essa conexão com as entidades”, frisou o prefeito.

Para Adriano Ramos, o serviço militar é algo que transforma vidas. “Eu sou testemunha disso porque foi um divisor de águas na minha vida”, destaca.
Secretaria da Junta Militar
Laís Pires Costa, secretária empossada para assumir a Secretaria da Junta Militar de Paranaguá, falou sobre a representatividade feminina no órgão municipal. “Uma coisa muito legal de se falar é que tem muitas secretárias da junta que são mulheres. Então assim, não tem tanto aquele preconceito de serem só homens. Eu acho isso muito legal também”, destaca.

Prefeitura
Na ocasião, a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, ressaltou a importância da posse para o fortalecimento da segurança no município.

“Mais um momento importante para a nossa Prefeitura e para o nosso prefeito Adriano Ramos. Essa posse mais uma vez vem mostrar a importância desse trabalho, dessa união das forças Então hoje mais uma vez, nosso prefeito assumindo esse cargo de suma importância para a nossa cidade Pensando também na segurança do nosso município É um trabalho que a gente vem focando muito nessa gestão A nossa Paranaguá só tem a ganhar com mais esse momento”, pontuou.
Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba
O major Alexandre Pinhão, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, também quem assinou o termo de posse durante a cerimônia, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão e destacou a importância da integração da Junta Militar com os municípios.

“O trabalho do Imposto de Equipamento e Mobilização, em Curitiba, é justamente fornecer essa orientação técnica para o trabalho das juntas de serviço militar dos municípios jurisdicionados, para justamente fazer com que o cidadão receba todo o apoio possível dessa exigência legal. A lei de serviço militar exige que o cidadão deve estar quite com o Serviço Militar e o nosso trabalho é fazer com que tenhamos condições de que o cidadão exerça esse direito”, ressalta Pinhão.
O serviço militar é obrigatório para jovens do sexo masculino ao completarem 18 anos, conforme previsto na Constituição Federal.







