Na tarde desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), promoveu uma ação educativa de prevenção aos motociclistas no que diz respeito aos acidentes de trânsito. A iniciativa foi feita em parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), contando com um viés educativo de prevenção aos motociclistas em torno dos acidentes de trânsito.
A ação foi realizada no cruzamento das avenidas Coronel Elísio Pereira e Roque Vernalha, e contou, inclusive, com uma encenação realista do acidente, que chamou a atenção para as consequências de condutas imprudentes. Os motociclistas foram parados pelas equipes e as orientações foram passadas, principalmente na preservação da vida.

Secretaria de Segurança
O secretário municipal de segurança, Francisco Nóbrega, disse o quanto é alarmante o número de acidentes em nosso município, e que ações como essa vão continuar.

“É assustador que estamos vivendo em nossa cidade, presenciando algo que você nunca imagina. De repente é um conhecido nosso, você não entende como aquela pessoa foi cair naquela situação. Então, simulados como esse, juntando as forças que aqui estão, e que todos os dias atendem a população, isso vem a um alerta cada vez mais ao povo mesmo no geral. Como já tivemos alguns simulados, nós pretendemos continuar cada vez mais e principalmente campanhas educativas como esta que estamos fazendo”.

(Foto: Folha do Litoral News)
A superintendente municipal de Trânsito, Gisele Miranda, destacou a importância de impactar nesta ação, falando sobre a encenação de um acidente no local.
“A nossa intenção é impactar mesmo o motociclista, principalmente, porque foi com eles que mais ocorreram acidentes, principalmente no mês de julho e agora no começo de agosto. Então, o foco é impactar ele mesmo pela própria cena que está sendo mostrada, para a gente tentar conscientizar, para dar uma amenizada, diminuir a velocidade. Hoje, o nosso maior problema é a negligência, é a imprudência, é a imperícia”, afirma.
Corpo de Bombeiros
O cabo Padovani do Corpo de Bombeiros falou da importância de preservar a vida e que ações como essa, com o contato direto com os motociclistas são mais eficientes.

“Esse evento que a gente vem fazer aqui é que a gente nunca consegue num evento real, numa situação real, conversar com outros motociclistas que passam no local. Então nós resolvemos fazer um evento que seja impactante mesmo. Então, nessa situação, trazendo eles para essa realidade de visualizar aqui realmente um corpo estendido ali com o sangue, é onde ele pode se colocar no lugar então a gente está abordando esses motociclistas e falando que ali poderia ser ele. Será que a família dele ia estar preparada para ver uma cena dessa? Hoje em dia todo mundo passa e filma E se fosse ele? Vai deixar mulher, vai deixar filhos, vai deixar familiares desesperados”.
SAMU
Rafael Rodrigues, responsável pela comunicação do SAMU no Litoral do Paraná, ressaltou a importância de ações como essa, reunindo todas as forças, são de extrema importância.

“Muitas vezes, nessas ocorrências, a gente não consegue abordar os pacientes, os parentes, as vítimas, mas o número de ocorrências tem aumentado assustadoramente e a gente tem que fazer alguma coisa e acho que nesse momento vai ser esse tipo de campanha. Mais uma vez a gente está mostrando que trabalhando de forma conjunta, é primordial”, finaliza.





